dcsimg

Vestibular em

Conheça ótimas faculdades que aceitam o Enem em BH

Saiba quais são as faculdades de BH que aceitam o Enem e veja como utilizar a sua nota para ingressar no ensino superior!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar a qualidade de ensino das instituições brasileiras. 

Hoje, o exame é considerado como o maior vestibular do país: isso porque com a nota do Enem é possível ingressar em grande parte das universidades do Brasil.

Na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, não é diferente. Inúmeras faculdades em BH aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. 

Mas fica o lembrete: antes de tentar o ingresso, é fundamental conferir se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Isso irá garantir a validade do seu diploma em todo o território nacional.

Veja agora quais são as principais faculdades que aceitam o Enem em BH e saiba como utilizar a sua nota para ingressar no curso dos seus sonhos!

Como as faculdades de BH usam a nota do Enem

São várias as faculdades em Belo Horizonte que aceitam a nota do Enem como critério de seleção. Veja como funciona:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo governo federal para conceder bolsas de estudo parciais ou integrais para alunos de baixa renda. 

Para participar, o aluno deve se encaixar nos critérios de escolaridade e renda exigidos pelo MEC e apresentar desempenho mínimo de 450 pontos na edição mais recente do Enem, sem zerar a redação.

O ProUni é aceito por diversas faculdades em BH. Mas para conquistar uma vaga é preciso se empenhar bastante: embora a nota mínima para se inscrever seja de 450 pontos, o processo é tão concorrido que só aqueles que alcançam uma pontuação bem alta conseguem entrar.

FIES

Outra opção para fazer uma graduação em BH utilizando a nota do Enem é o FIES. Por meio do programa, o governo federal concede crédito estudantil a juros baixos e prazos longos para alunos que não têm condições de arcar com as mensalidades.

Assim como o ProUni, o processo é bastante concorrido. Para participar, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos e nota acima de zero na redação em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Além disso, é necessário atender aos requisitos de renda exigidos pelo programa.

Ingresso direto

O ingresso direto é um sistema adotado por instituições privadas de ensino superior em que o aluno pode se matricular utilizando sua nota do Enem, sem precisar prestar o vestibular.

Para isso, basta que o candidato apresente sua pontuação no momento da inscrição. Caso tenha alcançado a nota mínima exigida, ele pode se matricular no curso desejado — o ingresso direto não é válido para a graduação em Medicina.

Em alguns casos, a nota mínima pode ser de 300 pontos. Em outros, basta que o aluno não tenha zerado a redação.

Há ainda algumas faculdades que empregam um sistema misto, em que o aluno precisa fazer o vestibular, mas pode completar sua nota com a pontuação do Enem.

Os critérios para a utilização da nota do Enem para ingressar na graduação varia de acordo com a faculdade. Por isso, vale a pena entrar em contato com a instituição desejada para saber maiores detalhes.

Faculdades que aceitam o Enem em BH

Confira agora algumas das principais faculdades de Belo Horizonte reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Se a instituição que você procura não aparece nessa lista, entre em contato diretamente com a secretaria ou confira o site da faculdade. 

Lembramos que as faculdades podem mudar seus critérios, deixando de aceitar o Enem ou passando a aceitar o Enem a qualquer momento.

Veja também:

Faculdades de MG que aceitam o Enem

Faculdades que participam do Sisu em Minas Gerais

Pretende usar sua nota do Enem para tentar uma vaga no ensino superior? Conte para a gente nos comentários se a faculdade que você procurava está em nossa lista!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

RPD - Site Status Check OK