dcsimg

Vestibular em

Confira onde você pode fazer uma faculdade a distância em MG

Encontrar um bom curso de nível superior a distância em Minas Gerais não é nenhum mistério. O estado está repleto de instituições que oferecem essa formação em diversos municípios.

 

São mais de 60 universidades e 130 opções de cursos – é o segundo estado no Brasil a oferecer mais cursos superiores a distância, ficando atrás apenas de São Paulo.

 

Para melhorar ainda mais, Minas tem curso EAD em diversas áreas do conhecimento – Administração, Nutrição, Enfermagem, Pedagogia, Serviço Social, etc. Tem até de Terapia Capilar!

 

Se você está em MG e pensa em fazer um curso a distância, nós mostramos todos os caminhos: os formatos, as opções e vantagens que irão ajudar a garantir sua vaga ainda neste semestre. Conheça!

 

 

Faculdades a distância em MG

Como já falamos no começo do texto, em Minas Gerais há mais de 60 faculdades que oferecem cursos a distância em diversas áreas do conhecimento.

 

As instituições podem ser locais ou de outros estados. O mais importante é oferecer um polo de apoio presencial com a infraestrutura necessária para a realização do curso em MG.

 

Conheça algumas instituições que têm autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos EAD em Minas Gerais:

 

Essa lista é apenas uma pequena amostra do que existe no estado. Há diversas outras instituições, inclusive nas cidades mais afastadas dos grandes centros.

 

O ideal mesmo é descobrir quais são as faculdades presentes na sua cidade e quais têm polo de apoio presencial com cursos a distância disponíveis. Assim você pode estudar com toda tranquilidade que o EAD proporciona.

 

 

Cursos a distância disponíveis em MG

Se em Minas já existe um excelente número de instituições que oferecem EAD, imagine então o tanto de curso que dá para fazer! São mais de 130 opções em diferentes áreas do conhecimento e graus de formação.

 

As graduações EAD podem ser:

  • A distância: Nos cursos a distância, a maior parte da carga horária é cumprida online. Os encontros e atividades presenciais acontecem poucas vezes ao longo do semestre e são usados mais para apresentação de trabalhos e realização de provas. Cursos mais teóricos, como Pedagogia, Serviço Social, Matemática e Filosofia, geralmente são feitos nesse formato.

  • Semipresenciais: São cursos que têm um equilíbrio maior entre atividades presenciais e a distância. É o modelo ideal para quem gosta da ideia de estudar remotamente mas não quer abrir mão do contato presencial com professores, tutores e outros alunos. Geralmente esse formato exige aulas uma ou duas vezes por semana. As graduações que têm muitas atividades práticas, como é o caso de Enfermagem, Nutrição e Engenharia, por exemplo, são oferecidas somente no formato semipresencial.

 

Agora, vamos à lista de cursos superiores a distância disponíveis em MG. Prepare-se, pois a relação é longa:  

Administração

Administração Pública

Agronegócio

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Artes

Artes Visuais

Automação Industrial

Banco de Dados

Biblioteconomia

Biologia

Biomedicina

Ciência Política

Ciências Aeronáuticas

Ciências Biológicas

Ciências Contábeis

Ciências da Computação

Ciências da Religião

Ciências Econômicas

Ciências Sociais

Comércio Exterior

Computação

Comunicação Institucional

Design de Interiores

Design de Moda

Design de Produto

Design Gráfico

Educação Física

Embelezamento e Imagem Pessoal

Empreendedorismo

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Computação

Engenharia de Comunicações

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Produção

Engenharia de Software

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Estética e Cosmética

Eventos

Farmácia

Filosofia

Física

Fisioterapia

Gastronomia

Geografia

Gerontologia

Gestão Comercial

Gestão da Produção Industrial

Gestão da Qualidade

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Segurança Privada

Gestão de Turismo

Gestão Financeira

Gestão Hospitalar

Gestão Pública

História

Hotelaria

Informática

Letras (Espanhol, Inglês, Língua Portuguesa, Libras)

Logística

Matemática

Música

Negócios Imobiliários

Nutrição

Óptica e Optometria

Pedagogia

Processos Gerenciais

Produção Audiovisual

Produção Multimídia

Programa Especial de Formação de Docente (diversas áreas)

Química

Radiologia

Redes de Computadores

Relações Internacionais

Secretariado

Segurança no Trabalho

Segurança Pública

Serviço Social

Sistemas de Informação

Sistemas para Internet

Sociologia

Teatro

Teologia

Turismo

Visagismo e Terapia Capilar

 

Os cursos superiores podem conferir três graus de formação, que preparam profissionais com diferentes perfis para o mercado de trabalho. Entenda melhor:

  • Bacharelados: oferecem uma visão mais generalista da profissão, permitindo atuação em diferentes áreas. A duração média varia de 4 a 5 anos. Exemplos: Administração, Nutrição e Serviço Social.

  • Licenciaturas: formam professores para atuar no ensino fundamental e médio. Duram de 3 a 4 anos. Exemplos: Matemática, Química e Pedagogia.

  • Tecnológicos: são formações mais rápidas e práticas, focadas nas necessidades do mercado de trabalho. Duram entre 2 e 3 anos. Exemplos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental e Marketing.

 

 

Como funciona uma faculdade a distância

Os cursos a distância contam com todo um aparato tecnológico que permite aprender sem sair de casa. Cada faculdade possui seu ambiente virtual de aprendizagem, um espaço acessado via internet onde o aluno tem acesso a videoaulas, textos, documentos, livros digitais, apostilas, imagens, gráficos e animações que apresentam os conteúdos de cada disciplina.

 

Lá também fica disponível uma série de ferramentas de comunicação para interagir com professores, tutores e outros alunos.

 

Todo curso a distância no Brasil é obrigado, por lei, a dedicar uma carga horária a encontros presenciais – que pode ser maior ou menor, dependendo da graduação. Esses momentos acontecem nos polos de apoio presencial.

 

Os polos são espaços físicos dotados de toda a infraestrutura necessária para a realização do curso: salas de aula, bibliotecas, laboratórios e qualquer outro recurso exigido pela graduação.

 

Vantagens de fazer uma faculdade a distância

Existem diversas vantagens de fazer um curso a distância. Listamos algumas delas para você:

  • Economia: Com o EAD o estudante não precisa se locomover todos os dias até a faculdade, o que já representa uma boa economia no fim do mês. Além disso, as mensalidades costumam ser mais em conta, quando comparadas às de um curso tradicional.  

  • Flexibilidade de tempo: Em um curso a distância o estudante tem o privilégio de poder estudar no horário e local que for mais conveniente para sua rotina, desde que cumpra os prazos determinados para cada atividade. Dessa forma, dá para conciliar estudos, emprego e tempo com a família.

  • Reconhecimento no mercado: O  diploma obtido em um curso a distância tem a mesma validade do presencial. Com ele, o candidato pode concorrer a vagas de emprego que exijam esse nível de formação, fazer concursos públicos e ingressar em pós-graduações.

  • Possibilidade de estudar numa faculdade de renome sem ter que mudar de cidade: quem mora em cidades menores sabe que é um drama ter que sair de casa para estudar em grandes centros urbanos. Pois com o EAD dá para fazer cursos em instituições de prestígio sem ter todo esse trabalho. Basta verificar se a faculdade oferece um polo de apoio presencial em algum local próximo.

 

 

Veja também:

Melhores Universidades Privadas de MG

Mora em Minas e está pensando em fazer um curso a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo