dcsimg

Vestibular em

Confira onde fazer um curso técnico em BH

Instituições tradicionais, como o SENAC e o SENAI, são apenas algumas entre tantas que oferecem cursos técnicos em BH. No campo da educação pública, por exemplo, estão os Institutos Federais e as Escolas Técnicas Estaduais.

 

O leque de cursos técnicos oferecidos na capital mineira abrange diversos setores, nas áreas da Gestão, Construção, Administração, Informática, Saúde e muitas outras.

 

Em Belo Horizonte também é possível dar um passo além e fazer um curso tecnológico, que também é de curta duração e tem bastante foco nos aspectos práticos da profissão, com um bom diferencial: o diploma é de nível superior. Conheça as opções de cursos técnicos e tecnológicos em BH!

 

 

Onde fazer um curso técnico em BH

Capital de um dos estados brasileiros mais fortes economicamente, Belo Horizonte conta com boa oferta de cursos e escolas técnicas. Comentaremos sobre algumas das mais tradicionais e reconhecidas no mercado.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) são dois bons exemplos de instituições muito reconhecidas que oferecem cursos técnicos em Belo Horizonte, uma com foco na indústria e a outra no comércio, respectivamente. Em suas unidades da capital mineira podemos encontrar, entre outras, as seguintes opções de curso técnico:

 

SENAI

Alimentos e Bebidas

Automação Industrial

Construção

Gestão

Gráfica e Editorial

Têxtil e Vestuário

 

SENAC

Administração

Logística

Redes de Computadores

Estética

Farmácia

Nutrição e Dietética

 

Outra instituição tradicional é a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), com mais de 50 anos de atividade em BH. Os cursos técnicos oferecidos pela UTRAMIG são:

Análises Clínicas

Eletrônica

Enfermagem

Informática

Meio Ambiente

Recursos Humanos

Segurança de Trabalho

Telecomunicações

 

Desde 1992, em Belo Horizonte, está o Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH. Sua oferta se resume a um único curso técnico – o de Enfermagem –, com grande prestígio entre os profissionais da saúde em toda a região.

 

Opções interessantes podem ser encontradas também nos Institutos Federais e nas Escolas Técnicas Estaduais. Um bom exemplo é o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que oferece cursos técnicos como os de:

Edificações

Eletrotécnica

Equipamentos Biomédicos

Informática

Mecatrônica

Química

 

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), além das carreiras de nível superior, oferece também opções de cursos técnicos na modalidade a distância (EAD). Para isso, conta com dois polos de apoio presencial em Belo Horizonte, nos bairros Pampulha e Floresta. Conheça alguns dos cursos técnicos oferecidos pela UNICSUL em BH:

Informática

Logística

Meio Ambiente

Programação de Jogos Digitais

Rede de Computadores

Segurança do Trabalho

 

Mas não é só a Cruzeiro do Sul que oferece cursos técnicos a distância na cidade. As outras instituições que acabamos de citar também costumam trabalhar com essa modalidade. É recomendável consultar o site ou a secretaria da unidade do seu interesse para obter informações atualizadas, já que pode existir variação na grade de cursos disponíveis.

 

 

Conheça a diferença entre curso técnico e tecnólogo

Ao estudante que está buscando informação sobre cursos técnicos, pode interessar também saber um pouco mais sobre outra possibilidade de carreira: a dos cursos tecnológicos (ou tecnólogos), que representam um degrau a mais no nível de formação em relação ao técnico.

 

Vamos então explicar melhor a diferença entre eles, até porque as denominações “técnico” e “tecnológico” são muito parecidas e podem causar confusão na hora de pesquisar sobre as possibilidades de curso.

 

Técnico é um curso de nível médio, que normalmente dura de 1 a 3 anos. Dependendo das características específicas do curso, pode exigir ou não que o aluno já tenha concluído o ensino médio.

 

Tecnológico (ou tecnólogo) é um curso de nível superior que confere, portanto, um diploma universitário. No entanto, comparados a outras graduações, como bacharelados e licenciaturas, têm duração menor – média de dois anos e meio. Isso acontece porque os tecnólogos são mais focados nas necessidades do mercado e na prática de uma profissão específica. É obrigatória a conclusão do ensino médio para poder entrar em um curso tecnológico.

 

Obviamente, entre um título de nível médio (técnico) e um de nível superior (tecnológico) há uma boa diferença. Além de a carga de conhecimento adquirido ser maior nos cursos tecnológicos, o mercado percebe o profissional universitário como mais bem preparado.

 

As oportunidades de emprego e crescimento para quem tem o grau de tecnólogo, em geral, são maiores do que as de quem possui nível técnico.

 

Onde fazer cursos tecnológicos em BH

Vamos dar agora algumas sugestões de faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer cursos tecnológicos em Belo Horizonte, para que você também considere essa possibilidade.

 

Começamos com a Universidade Estácio de Sá (UNESA), que na capital mineira conta com as unidades Floresta, Prado e Venda Nova, além de um polo de apoio presencial também no bairro Venda Nova, utilizado para apoiar os cursos a distância.

 

Algumas carreiras tecnológicas oferecidas pela Estácio em Belo Horizonte são:

Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Comércio Exterior

Gestão Ambiental

Gestão Comercial

Gestão de Turismo

Marketing

Mediação

Negócios Imobiliários

Processos Gerenciais

 

Já a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) mantém em Belo Horizonte as unidades de:

Guajajaras

Raja Gabaglia

Venda Nova

Barreiro

Cidade Acadêmica

Timbiras

 

A Pitágoras também trabalha tanto com cursos tecnológicos presenciais quanto a distância. Entre sua lista de possibilidades, estão:

Design de Interiores

Design Gráfico

Gestão Comercial

Gestão Financeira

Construção de Edifícios

Processos Gerenciais

 

No Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), algumas das opções de cursos tecnológicos são as seguintes:

Automação Industrial

Comércio Exterior

Design de Moda

Design de Produto

Fabricação Mecânica

Gastronomia

Secretariado

Sistemas para Internet

 

A Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) também mantém polos de apoio presencial em Belo Horizonte, onde oferece, entre outros, os cursos tecnológicos de:

Embelezamento e Imagem Pessoal

Empreendedorismo

Gestão da Produção Industrial

Gestão Hospitalar

Gestão Pública

Marketing Digital

 

Por fim, voltamos a citar a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), que também oferece cursos tecnológicos na modalidade EAD em seus polos de apoio presencial dos bairros Pampulha e Floresta. Seguem algumas opções:

Gastronomia

Gestão Ambiental

Gestão Comercial

Gestão de Recursos Humanos

Gestão do Agronegócio

Segurança no Trabalho

Veja também:

Saiba tudo sobre os cursos da Estácio em BH

 

E aí, o que achou das opções de estudo em Belo Horizonte? Comente seus planos com a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo