dcsimg

Vestibular em

Descubra como fazer um curso de magistério em BH

Tem interesse em ser professor? Saiba como funciona o magistério, onde cursá-lo em BH e conheça outras opções de cursos que te permitem ensinar!

Muita gente sonha em atuar dentro da sala de aula, e fazer o curso de magistério dá essa possibilidade. A vantagem é que ele pode ser feito simultaneamente ao ensino médio e é aceito em concursos públicos e em escolas privadas.

Embora a licenciatura passe a ser obrigatória dentro de pouco tempo para aqueles que desejam lecionar, o curso de magistério ainda pode ser encontrado em algumas escolas de Belo Horizonte.

Neste artigo, nós te mostraremos onde fazer o magistério na capital mineira e, caso você opte por se garantir fazendo uma licenciatura, também daremos algumas dicas de onde estudar!

Diferenças entre curso de magistério, licenciatura plena, licenciatura curta e Pedagogia

Magistério: Trata-se de um curso realizado simultaneamente ao ensino médio que forma professores para atuar na educação infantil e até o quarto ano do ensino fundamental. 

Porém, o Plano Nacional de Educação diz que todos os professores da educação básica precisarão ter formação em nível superior em curso de licenciatura na área que almejam atuar até o ano de 2020.

Licenciatura Plena: Exige uma carga horária de 180 horas de graduação. Isso significa que, nesta categoria, o licenciado possui mais tempo de preparo, estudo e pesquisa na área. 

Por esse motivo, o graduado pode dar aula nos ciclos de ensino fundamental e médio. 

As licenciaturas são cursos que preparam os professores para dar aulas de disciplinas específicas (de acordo com sua área de formação). 

Os principais cursos de licenciatura são: História, Geografia, Letras, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Educação Física e Artes.

Licenciatura Curta: Há alguns anos, acreditou-se que havia a necessidade de uma formação mais rápida de professores. 

Sendo assim, nessa modalidade, a licenciatura exige uma carga horária de estudos inferior à de uma licenciatura plena. 

Quem se formava na licenciatura curta poderia dar aula apenas para os estudantes do ciclo de ensino fundamental, níveis I e II. 

Atualmente, a licenciatura curta não é mais permitida, de acordo com a Lei nº9.394/96.

Pedagogia: Trata-se da graduação destinada para quem quer dar aulas na educação infantil e no ensino fundamental I (1º ao 5º ano). 

Além de lecionar para esses níveis iniciais de ensino, os pedagogos também podem desempenhar outras funções, tais como: administração escolar, coordenação pedagógica, educação especial, pedagogia empresarial e pedagogia hospitalar.

Onde fazer um curso de magistério em BH

O curso de magistério pode ser encontrado em duas escolas estaduais na cidade de Belo Horizonte:

E. E. Engenheiro Francisco Bicalho
Endereço: Av. Olinto Meireles, 2632 - Barreiro De Cima
Belo Horizonte - MG, CEP 30620-330
Telefone: (31) 3383-6869

E. E. Odilon Behrens
Endereço: R. Cônego Felício, 84 - Coração Eucarístico
Belo Horizonte - MG, CEP 30535-570
Telefone: (31) 3371-4474

Para saber quando essas escolas abrem inscrições para matrícula, entre em contato pelos telefones acima.

O que é preciso fazer para dar aula

Como foi explicado no primeiro tópico, por enquanto, o magistério basta para dar aula na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Porém, muito em breve os magistrados não poderão mais lecionar.

Por isso, compensa muito mais investir em uma licenciatura. Isso o tornará apto a ser professor da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, além de poder participar de concursos públicos em escolas municipais, estaduais ou federais.

Em Belo Horizonte, você tem diversas opções de cursos, presenciais ou a distância.

Para facilitar sua vida, fizemos uma lista com algumas faculdades privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem licenciaturas por mensalidades muito acessíveis.

Além disso, são instituições que concedem diversos benefícios ao estudante, como bolsas de estudo, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Saiba quais são as faculdades mais baratas de Belo Horizonte

E aí, decidiu se vai fazer o magistério ou uma licenciatura? Conte para a gente qual foi a sua escolha aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo