dcsimg

Vestibular em

Aluna premiada

 

Estudante de Edificações do CEFET-MG recebe prêmio do Google

 

A estudante do curso de Edificações do Cefet-MG. Karoline Elis Lopes Martins, recebeu premiação especial do Google, no valor de 10 mil dólares, durante a Intel ISEF International Science and Engineering Fair, realizada entre os dias 9 e 13 de maio, em San Jose, California, EUA. A feira envolveu 1.600 estudantes de 59 países e é o maior evento pré-universitário de ciências e engenharia do mundo.

Além do prêmio Google, o projeto apresentado por Karoline Martins, “Construção de um canal com garrafas Pet acoplado ao concentrador solar: Sistema de fluxo contínuo de água solarizada como alternativa para desinfecção microbiológica em estação de tratamento de água”, conquistou, também, o terceiro lugar geral da Feira, na Categoria Engenharia Ambiental, com a premiação de mil dólares; o prêmio especial National Collegiate Inventors and Innovators Alliance / The Lemelson Foundation, premiado também com mil dólares; e a menção honrosa do International Council on Systems Engineering - INCOSE.

A estudante Karoline Martins disse que “a premiação dá grande visibilidade ao projeto, ampliando a possibilidade de sua aplicação nas comunidades rurais sem acesso à água tratada e é fundamental para a estruturação da sua carreira na área acadêmica, dsenvolvendo pesquisas”.

A professora Andrea Rodrigues, co-orientadora da estudante, que tem ainda como orientador o professor Guilherme Fernandes Marques, comemorou o êxito do projeto e destacou a qualidade técnica e seu alcance social. Ela ressaltou, ainda, a disputa de altíssimo nível pela premiação especial do Google, por ser de maior porte financeiro e pela relevância da empresa.

A trajetória da Karoline rumo a San Jose, na Califórnia, teve início com a conquista do prêmio da XXI Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (Meta), realizada pelo Cefet-MG, em outubro de 2009, o que a credenciou para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), em março deste ano. Os prêmios conquistados na FEBRACE, inclusive o primeiro lugar na modalidade Engenharia, Categoria Individua l. carimbou o passaporte rumo aos Estados Unidos.

Todos os anos, a FEBRACE e a MOSTRATEC, afiliadas à Intel ISEF, selecionam nove projetos cada, dentre os melhores, para representar o país nos Estados Unidos. Sempre com uma participação de destaque, em 2009, os brasileiros trouxeram cinco prêmios –quatro para estudantes finalistas selecionados pela FEBRACE e um para estudante finalista selecionado pela Mostratec.

Veja no Flickr o álbum de fotos sobre a Intel ISEF.


Confira todos os premiados no site da FEBRACE (brasileiros conquistaram nove prêmios).

Conheça o projeto apresentado pela Karoline: “Construção de um canal com garrafas Pet acoplado ao concentrador solar: Sistema de fluxo contínuo de água solarizada como alternativa para desinfecção microbiológica em estação de tratamento de água”, .

E veja, no Youtube, um vídeo, com a síntese do projeto

(Por: Assessoria de Comunicação do CEFET-MG)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo