Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aquecimento Global

 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) oferece curso de Pós-Graduação Lato Sensu a distância em Formas Alternativas de Energia (FAE). Segundo o criador do curso, o professor titular do Departamento de Engenharia, Gilmar Tavares, “É uma proposta para melhorar a qualidade de vida”. Ele assim definiu a idealização de um curso que tem como objetivos a preservação, a conservação e utilização racional da Energia Alternativa.

A partir de um sonho e um ideal, o professor Tavares encontrou uma maneira de passar adiante seu conhecimento ambiental e, ao mesmo tempo, dar sua contribuição ao Planeta Terra. De acordo com o Prof. Tavares, um dos grandes focos da iniciativa é exatamente o maior problema ambiental enfrentado pela humanidade. Com a discussão sobre o Aquecimento Global, esse curso se torna um estudo avançado sobre a questão e, consequentemente, de propostas de soluções com a Energia Alternativa.

Por conta disso, em um dos dois encontros presenciais feitos durante a especialização, os alunos têm a oportunidade de assistir a uma palestra específica a respeito do Protocolo de Kyoto. Para Tavares, a intenção é desencadear um processo de debate e discussão com propostas de solução. “Eu idealizei essa palestra para que, logo no primeiro momento, os alunos tomem conhecimento de uma maneira científica da problemática ambiental e do aquecimento elevado do planeta”.

Energias alternativas

Hoje, no Brasil existem diversos pesquisadores nesta área, o que contribui para que a diversidade de formas alternativas seja extensa e aplicada. Por isso foram incluídas na grade curricular do curso as diferentes maneiras de se obter a energia alternativa: da mais simples, a mais complexa delas. São estudos em Energia Solar, Energia Eólica, Biogás, Biocombustíveis, Gaseificação da Madeira, Micro Centrais Hidroelétricas; Carneiro Hidráulico e a Roda d’ água, Células a Combustível e Aproveitamento Energético do Lixo Urbano e Resíduos Industriais.

Para todos

O curso é direcionado a todas as pessoas que se interessam por preservação ambiental, por qualidade de vida, conservação e debates na área de Aquecimento Global e Energia Alternativa. Ele pode ser feito por todos aqueles que tenham concluído curso superior, em qualquer área do conhecimento.

Ao concluir essa especialização, segundo o coordenador, o aluno se transforma num replicador da utilização da Energia Alternativa e também consegue avaliar que tipo de energia é viável para determinado local.

Boa energia

“Eu tenho esperança de que muitos Secretários de Meio Ambiente venham para cá e aprendam a solucionar questões. (…) eu estou entusiasmado por que nós estamos apresentamos soluções viáveis, são mecanismos extremamente interessantes para a obtenção de energia e, inclusive, nosso lema é: socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável”.

 

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário