Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aprovados pela Capes

Dois novos cursos de Mestrado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram aprovados pela Capes. A Faculdade de Farmácia passa a oferecer, ainda neste ano, o curso de Ciências Farmacêuticas, com área de concentração em Produtos Naturais Bioativos. E a Faculdade de Enfermagem vai oferecer Mestrado em Enfermagem com área de concentração em Cuidado em Saúde e em Enfermagem.

O curso que tem área de concentração em Produtos Naturais possui duas linhas de pesquisa: Bioprospecção de produtos naturais, e Controle de qualidade de plantas medicinais e fitomedicamentos. Os novos mestrandos contarão com um quadro de sete professores da Faculdade de Farmácia e três do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O diretor da Faculdade de Farmácia, Lúcio Barra, afirma que um novo prédio será inaugurado na Faculdade, com seis laboratórios e novas salas.

Já o curso de Mestrado em Enfermagem, possui duas linhas de pesquisa: Fundamentos Teóricos, Políticos e Culturais do Cuidado em Saúde e em Enfermagem; e Tecnologia e Comunicação no Cuidado em Saúde e em Enfermagem. O curso é o primeiro de Mestrado da faculdade e o único em Juiz de Fora. Segundo a coordenadora do curso aprovado, Ana Maria de Oliveira Salimena, o tema Cuidado em Saúde tem sido bastante discutido. “O curso vem para atender a uma demanda da enfermagem por capacitação na cidade.”

Segundo o coordenador do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Orlando Viera, o mestrado chega para abrir espaço para a melhoria da qualidade de ensino da faculdade. “A utilização ainda maior dos laboratórios pelos professores e pelos novos alunos favorecerá o desenvolvimento dos trabalhos na faculdade, e despertará o interesse da graduação à Pós-Graduação.”

Para Orlando Vieira, a área de concentração do curso também despertará o interesse de muitas empresas. “A linha de pesquisa adotada é muito promissora e poderá atrair a atenção de muitas empresas relacionadas à área de produtos naturais bioativos na região. Posteriormente, isso favorecerá o desenvolvimento dos nossos trabalhos
durante o curso.”

Ainda não há previsão de quando será o Processo Seletivo para a admissão dos novos mestrandos em Ciências Farmacêuticas e em Enfermagem.

Além desta nova opção, a Faculdade de Farmácia conta também com um curso pioneiro no país, o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, fruto de parceria entre UFJF, Embrapa e Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Balanço

Com a aprovação dessas novas modalidades, a UFJF conta, atualmente, com 28 cursos de Mestrado. Sendo 25 Mestrados Acadêmicos, que tem como público-alvo professores pesquisadores, interessados em dar continuidade à vida acadêmica, e fazer doutorado e pós-doutorado. E três Mestrados Profissionais, mais procurado por pessoas que já têm algum vínculo empregatício e buscam aprimorar a qualidade de seus trabalho.

Desses 28 cursos, nove também oferecem formação em Doutorado. Tanto o curso de Ciências Farmacêuticas quanto o de Enfermagem são Mestrados Acadêmicos.

Outras informações: (32) 2102 3801 (Faculdade de Farmácia) / (32) 2102 3821 (Faculdade de Enfermagem)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário