Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aprovados no Vestibular 2009 da UFJF

Clique e veja a Lista de Aprovados (Vestibular e PISM III)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, hoje (3/02), o resultado final dos aprovados no Vestibular 2009 e no Programa de Ingresso Seletivo Misto III (PISM). Neste processo seletivo, os 9.325 candidatos da segunda fase do Vestibular e do PISM III disputaram 2.496 vagas distribuídas em mais de 30 cursos. As opções mais concorridas foram Medicina (31,63 candidatos por vaga) no Vestibular e Engenharia Sanitária e Ambiental (8,17) no PISM III, ambos do Grupo C, de não optantes por cota.

O diretor da Comissão Permanente de Seleção (COPESE), Professor José Maria Guerra, anunciou o resultado em entrevista agradecendo toda a cobertura dada pela mídia ao processo seletivo, permitindo torná-lo o mais transparente possível.

Em relação às cotas implantadas este ano, também no PISM, José Maria fez uma avaliação positiva, já que esta era uma meta a ser alcançada pela UFJF. Ele ressaltou que o desempenho das escolas públicas foi bem superior ao dos anos anteriores, mostrando que as cotas são um atrativo a mais para uma melhor preparação dos estudantes. No total, Vestibular e PISM, tiveram aprovados 1.233 alunos oriundos de escolas públicas.

No geral, houve uma queda do ponto de corte, causada, segundo José Maria, por alguns motivos, entre eles, os cursos novos oferecidos pela instituição, a coincidência da data da prova com o vestibular da UFMG, um número menor de inscritos e o início das cotas no PISM. Tudo isso resultou em um processo atípico.

A maior nota do Vestibular foi do candidato ao curso de Medicina, do Grupo C, que fez 208,6 pontos, num total possível de 240, ou seja, 86,9% da prova. No PISM, a maior nota também foi em Medicina, 1121,65 pontos em 1280 possíveis, 87,62% da prova. As duas maiores notas confirmam a tradição do curso como o mais concorrido da UFJF.

Foi divulgada ainda a quantidade de pedidos de revisão contemplada. Os candidatos que não concordaram com suas notas puderam pedir revisão no dia 30 passado. Dos 533 solicitados, foram deferidos 22 do Vestibular e cinco do PISM.

O Coordenador de Graduação, Professor Wilhelm Passarella Freire, disse que a UFJF está fazendo as mudanças e adaptações necessárias para a chegada dos estudantes dos novos cursos. Além de melhoria na infraestrutura, concursos já foram realizados para a contratação de professores e técnico-administrativos. A previsão, estabelecida pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI), é que haja a contratação de 50 docentes e 40 técnico-administrativos por ano, até 2012.

Matrículas

No dia 9 de fevereiro, inicia-se o período de matrícula dos aprovados no Vestibular 2009 e no Programa de Ingresso Seletivo Misto III (Pism). A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA), responsável pelas matrículas, determinou dias e horários específicos para cada curso, para organizar melhor os trabalhos. Veja o edital com calendário de matrículas.

A matrícula será feita nas datas programadas, na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, no campus, pessoalmente ou, em caso de impossibilidade, por procuração simples. O calouro deve providenciar os seguintes documentos:

Em duas cópias legíveis e autenticadas:

• Certificado de conclusão do Ensino Médio ou diploma de concluinte de curso técnico e/ou profissionalizante;

• Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;

• Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Em uma cópia legível:

• Cédula de identidade;

• Título de eleitor para brasileiros maiores de 18 anos e o último comprovante de votação (Eleições 2008);

• Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para brasileiros maiores ou que completarão 18 anos em 2009, se do sexo masculino;

• CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

E ainda uma foto 3×4 recente

Os optantes pelo Sistema de Cotas (Grupo A e B) deverão apresentar também, em uma cópia legível e autenticada:

• Histórico completo do Ensino Fundamental;

• Declaração do (s) estabelecimento (s) de ensino onde cursou o Ensino Fundamental e o Médio, informando a sua natureza, se pública ou privada;

O candidato aprovado para o curso de Letras deverá prestar uma prova de conhecimento de Língua, no dia 9 de fevereiro (às 14h30), na Faculdade de Letras, para que possa ser incluído na turma de acordo com seu nível, caso contrário, irá acompanhar as aulas na turma de nível I.

2º semestre e reclassificação

O período de matrículas serve para todos os aprovados, tanto para o primeiro, quanto para o segundo semestre de 2009. Mas os classificados para o 2° semestre devem confirmar a matrícula, no período de 11 a 15 de maio, em formulário fornecido pelo CDARA. Caso contrário, a matrícula será cancelada.

No dia 18 de fevereiro, será publicado o edital de Reclassificação, para o caso de não preenchimento total das vagas. A matrícula dos candidatos reclassificados será feita, no dia 20 de fevereiro, em horário previsto no edital.

Novos cursos

A edição deste processo seletivo incluiu mais opções de formação profissional com novos cursos: Música, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Computacional, Bacharelado Interdisciplinar – em que o estudante, após cumprir três semestres de estudos em comum, poderá concorrer a uma vaga nos cursos de Artes Visuais, Artes do Espetáculo, Design, Moda ou licenciatura em Artes. Com isso, houve aumento no número de vagas. Foram mais 370 e outras 16 que correspondem ao percentual de arredondamento para distribuição entre os três grupos de optantes e não-optantes por cota.

As notas do PISM I e II serão divulgadas, no dia 26 de março, a partir das 11h.

Outras informações: (32) 2102-3755/3738/3999

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário