Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Apoio Estudantil

Esta semana (21/09), o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Henrique Duque, recepcionou os novos alunos do Apoio Estudantil, do processo 2009/2 º semestre. Ele iniciou seu discurso falando sobre a importância do Apoio Estudantil para o aluno de universidade pública. “Minha origem é simples e tudo o que consegui devo à minha formação na universidade pública”.

O professor falou sobre as modificações que a UFJF está implantando no Programa. A primeira delas é não haver mais quantidade de vagas determinadas para a seleção do número de alunos atendidos no programa. “O Apoio é destinado a quem precisa, quem está dentro da carência. O quantitativo que for, nós faremos de tudo para atender”. As modalidades oferecidas são: moradia, manutenção, alimentação e transporte.

Também dentro das novidades, essa foi a primeira vez que a UFJF abre seleção no segundo semestre para o Apoio Estudantil. Isso porque os alunos que passavam no vestibular para turmas do segundo semestre acabavam não se inscrevendo, pois ainda não estavam na Universidade efetivamente.

A equipe da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), responsável pelo programa, também esteve presente no evento, esclarecendo as dúvidas e orientando os alunos. Clarice da Cunha Ibiapina, gerente de Apoio Estudantil, falou que a meta da UFJF é procurar atender de forma contínua e garantir não só o acesso à universidade, mas a permanência do aluno.

O Reitor lembrou ainda que mesmo após a construção dos alojamentos da UFJF, previstos para atender a 200 estudantes, o auxílio moradia não será extinto. “Sabemos que, provavelmente, serão mais do que 200 alunos a solicitarem o benefício. Por isso, aqueles que não conseguirem o alojamento poderão continuar contando com a modalidade do Apoio Estudantil”.

O Reitor aproveitou o evento para anunciar que, a partir do primeiro semestre de 2010, os alunos do Apoio Estudantil terão assistência odontológica na clínica da Faculdade de Odontologia. O trabalho será realizado pelos acadêmicos dos últimos períodos e supervisionado pelos professores do curso. Para os demais alunos da graduação da UFJF, será oferecido sistema de urgência e emergência na Odontologia.

Ainda durante a cerimônia, o reitor aproveitou para anunciar o reajuste do valor das bolsas oferecidas pela UFJF aos alunos, que passará de R$ 200 para R$ 240.

Outras Informações, no site

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário