Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Anti-trote

Estimular uma recepção amistosa e saudável aos calouros por parte dos veteranos, além de promover a integração evitando excessos e, ainda, incitar a realização de iniciativas cidadãs. Esses são os principais objetivos da campanha anti-trote lançada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Com o mote “Trote Violento? Tô Fora”, a intenção é conscientizar a comunidade universitária sobre um assunto sério, mas de maneira leve e jovem, promovendo o diálogo e a identificação. A iniciativa partiu da Coordenadoria de Comunicação Social e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Segundo o reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, “o ingresso do novo estudante na Universidade é um momento extremamente importante para o próprio estudante, para sua família e para a sociedade. Não podemos permitir que este momento seja prejudicado por atitudes de violência ou constrangimento. Esta ocasião deve ser vivenciada na Universidade com alegria, amizade e solidariedade”.

A primeira peça da campanha foi instalada na entrada principal da UFV: um banner com o título “Trote Violento? Tô Fora” traz, numa linguagem informal, recomendações – ou, no padrão proposto, “toques” – para receber os novatos. Em meio a cores quentes e planejamento gráfico festivo, o texto lembra que “fazer a festa com quem está chegando é sempre legal, mas sem excessos“. Ressalta também que “machucar ou humilhar quem acabou de chegar não tem nada a ver”.

“Bom mesmo é ter noção”

A exemplo de outras instituições de ensino superior, a UFV dispõe de regulamento, aprovado pelo Conselho Universitário, que estabelece severas punições a quem praticar trotes dentro do campus – inclusive a expulsão –, o que também foi mencionado na campanha. O banner inaugural, porém, afirma: “mas, vamos combinar, com ou sem regra o bom mesmo é ter noção e receber a calourada numa boa, né?”, evidenciando o estímulo ao diálogo e à confraternização.

Seguindo o mesmo padrão, mas com outras cores, outros banners foram instalados no campus, com as mensagens “Trote Violento? Sem Noção” e “Trote Violento? Vazei”. Um vídeo também deverá ser lançado nos próximos dias, estimulando o Trote Cidadão.

Blog do Calouro

Outra iniciativa foi a criação de um espaço onde o novato na UFV, ou mesmo em Viçosa, possa encontrar informações úteis para sua inserção na cidade. No Blog do Calouro, estão disponíveis horários de ônibus urbanos e interurbanos, contato com imobiliárias, restaurantes, políticas de assistência estudantil da UFV, entre outros detalhes para ajudar a calourada a ficar menos “perdida” quando chegar.

Conheça o Blog.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário