Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aniversário

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) comemora, nesta terça-feira (18/5), 59 anos. As cerimônias de comemorações serão na sede da agência, em Brasília a partir das 16 horas.

Na programação está a entrega da 5ª edição do “Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”. O Prêmio que incentiva as reflexões sobre as relações de gênero no país é uma iniciativa do CNPq, Secretaria Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNFEM).

Durante a solenidade também acontece entrega do título de Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimento aos oito agraciados de 2010, respectivamente concedida a pesquisadores que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, e instituições colaboradoras que incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq na missão de fomento a pesquisa e capacitação profissional em todas as áreas do conhecimento.

Os pesquisadores eméritos são Aziz Ab´Saber, ex-presidente da SBPC e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP); Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Helga Iracema Landgraf Piccolo, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); João Lúcio de Azevedo, professor titular aposentado da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). As instituições são o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobrás, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário