Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aniversário da UFSJ

 

Uma missa na Igreja de São Francisco, no próximo dia 21 de abril (às 9h15), marcará a celebração dos 22 anos de aniversário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A celebração, promovida pela Ordem Terceira de São Francisco, relembra, também, os 24 anos do falecimento do presidente Tancredo de Almeida Neves, um dos grandes incentivadores da criação de uma universidade pública na cidade.

Além do reitor da UFSJ, professor Helvécio Luiz Reis, do bispo diocesano, Dom Waldemar Chaves de Araújo, estão previstas as presenças de familiares de Tancredo Neves, de dirigentes acadêmicos da UFSJ e de lideranças políticas da região. A celebração terá a participação musical da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, executando obras de compositores brasileiros dos séculos dezoito e dezenove.

Histórico –  Criada em 1987 com o nome de Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, a UFSJ foi transformada em universidade em 2002. Atualmente, possui mais de 4.100 alunos e um corpo docente de 341 professores distribuídos em seis campi: três em São João del-Rei, um em Divinópolis, um em Ouro Branco, dedicado à área tecnológica, e outro em Sete Lagoas, voltado para a agropecuária.

A Universidade conta com 38 cursos de graduação (com 57 opções de entrada, por turno ou semestre), oito programas de pós-graduação em nível de mestrado e 61 grupos de pesquisa. Só em 2009, foram criados 12 cursos. Em 2012, a UFSJ terá 703 professores e cerca de 12 mil alunos. A Universidade obteve o quinto lugar em ranking nacional elaborado pelo jornal O Globo, com base nos resultados da edição 2007 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do MEC.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário