Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Aniversário da UFOP

 

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) comemora, nesta sexta-feira (21/08), 40 anos de fundação. A origem da Instituição, em 1969, é resultado da união de duas escolas centenárias e tradicionais: as Escolas de Farmácia e de Minas. A Universidade está presente nas cidades de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e, ainda, nos 21 pólos de educação à distância distribuídos nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Atualmente, aproximadamente onze mil alunos estão matriculados nos 38 cursos de graduação na modalidade presencial e nos três na modalidade à distância. Estes são apoiados pelos 500 docentes e 682 técnicos administrativos da Instituição. Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade, 512 alunos estão matriculados nos cursos de mestrado e 147 nos de doutorado oferecidos pela Universidade, números de julho de 2009.

Entre as atividades de comemoração pela data, estão a cerimônia de inauguração da Cápsula do Tempo (21/08, às 10h), na Reitoria da Universidade (Rua Diogo de Vasconcelos, 122 em Ouro Preto). À noite (às 20h), será realizada a sessão solene de outorga do título de “Doutor Honoris Causa” ao artista plástico Carlos Bernardo Bracher, no Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da Ufop (Rua Diogo de Vasconcelos, nº 328) .

Escola de Farmácia

Dentro das comemorações,  a Câmara dos Deputados, em Brasília, faz sessão solene (24/08 às 10h) em homenagem aos 170 anos da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto.

Fundada em 4 de abril 1839, a Escola teve grande relevância para a época, pois permitiu a regularização das práticas da medicina popular e sua influência se estendeu além das fronteiras do Estado, já que Ouro Preto era um dos principais centros de ensino do país, trazendo estudantes de todo o território nacional.

Foi referência para a criação de outros cursos da área de saúde. Por influência de vários dos seus ex-alunos, teve participação decisiva na implantação do primeiro curso de medicina de Minas Gerais, em 1911. Na Escola de Farmácia foi também criado o primeiro curso de Odontologia do estado e posteriormente o curso de Nutrição, que originou a Escola de Nutrição da Ufop. Atualmente, abriga o recém-criado curso de Medicina.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário