Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Alfabetização e Letramento

Uma parceria entre a Faculdade de Letras e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o projeto de extensão “Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais” beneficia cerca de 120 alunos da rede pública.

O trabalho é realizado desde 2008 e, atualmente, destina-se aos alunos de duas turmas do quarto ano e duas do quinto ano, do ensino fundamental da escola Caic Professor Helyon de Oliveira. O objetivo é fazer com que os bolsistas conheçam a realidade da sala de aula por meio da inserção direta no ambiente, além de refletir sobre os problemas vivenciados na prática. Para os alunos da escola, a meta é promover o aprendizado eficiente da leitura e da escrita por meio do ensino dos diversos gêneros de texto.

A professora Luciane Manera Magalhães é quem coordena as atividades. Ela propôs a interface com a pesquisa e montou um grupo de estudos entre suas bolsistas: duas de treinamento profissional, três de extensão; e ainda uma aluna do mestrado e uma professora da rede municipal. O grupo discute os problemas vivenciados dentro da sala de aula. Dessa forma, as alunas são capazes de solucionar problemas e se preparar melhor para quando forem exercer a profissão.

A aluna da Faculdade de Educação Débora Botelho, está no projeto desde setembro de 2009. “É gratificante trabalhar na área que desejo e melhor ainda é perder o medo de sala de aula.” A atividade prevê a capacitação de futuros alfabetizadores críticos e conscientes de seu trabalho. A coordenadora afirma que os resultados do projeto são vistos na produção das bolsistas em sala de aula e na participação em congressos.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário