Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Adiado início das aulas no estado

 

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A, juntamente com representantes da rede de educação de Minas Gerais (Secretaria Estadual de Educação, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais-Sinepe, UFMG, UEMG, Sindicato dos Professores de Minas Gerais), definiu pelo adiamento do retorno às aulas pelo período de uma semana.

O retorno às aulas fica agendado para o próximo dia 10 de agosto. Para a rede estadual a decisão é uma diretiva, já para a rede particular e municipal vale como orientação, ficando a decisão a cargo de cada município e cada instituição particular. O município de Belo Horizonte informou que a orientação será acatada pela rede municipal e o Sinepe também informou que irá seguir a orientação, porém, cada escola particular tem autonomia de decisão.

Ao anunciar o adiamento da volta às aulas para o dia 10 de agosto, o secretário-adjunto de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, reforçou a importância de os alunos permanecerem em casa e evitarem locais como shoppings e cinemas, caso apresentem qualquer sintoma de gripe. A orientação é válida, também, para os professores e funcionários das escolas. Se os sintomas forem mais fortes, as pessoas devem procurar o serviço de saúde.

A secretária Vanessa Guimarães Pinto reforçou a recomendação do Comitê de Enfrentamento para que os alunos com sintomas de gripe, a qualquer tempo, não frequentem a escola e mantenham a direção das escolas informadas. O adiamento vai ser usado para preparar as equipes na recepção aos alunos no dia 10 de agosto. No caso da capital, onde se concentra a maior parte dos casos, e as escolas maiores, os diretores participarão de reuniões com técnicos da área de saúde.

Segundo secretária Vanessa Guimarães, ainda em agosto será definido o novo calendário escolar da rede estadual de ensino.
O presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep), Ulysses de Oliveira Panisset, disse que “nos sentimos na obrigação de adiar e vamos recomendar que as aulas sejam adiadas em todas as escolas”.

Na próxima quinta-feira (6/08), será realizado o “DIA D” de comunicação para o enfrentamento da nova gripe, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai transmitir informações pelo Canal Saúde aos postos em todo o Estado e convidar as escolas para participarem da iniciativa.

(Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais)

Várias instituições de Ensino, públicas e particulares, anunciaram, em Nota Oficial enviada ao Minas Vestibular, a decisão de adiamento da volta às aulas. Todas que reiniciariam as atividades nesta segunda-feira (3/08) estão acatando a decisão das Secretarias Estaduais da Saúde e Educação de recomeçar no próximo dia 10: Unimontes, CEFET-MG (unidades de Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Varginha, Timóteo e Nepomuceno); Fumec; UNA; Unis; Unileste; Instituições da Rede Ubec (Colégio Padre De Man e Escola Técnica de Formação Gerencial-ETFG ). Apenas a UFMG, que recomeçaria no dia 5, adiou para o dia 13 de agosto.   

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário