Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Acervo de vídeos

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, inaugurou, na semana passada (4/02), um portal disponibilizando vídeos para consulta.

O acesso ao portal é gratuito e o acervo de vídeos é exclusivo, voltado para o conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa. O material poderá ser usado como referência em pesquisas acadêmicas e trabalhos escolares. Tratam-se de vídeos históricos do país (antes só acessados pelo Arquivo Nacional), aulas e eventos da USP e filmes.

Inicialmente, os interessados encontrarão disponíveis para consulta materiais do próprio CGI.br, da USP e do Arquivo Nacional, como os Cinejornais – noticiários transmitidos em cinemas brasileiros entre as décadas de 1930 e 1970.

O Zappiens.br tem um sistema de busca que funciona por meio de palavras-chave e por tags, facilitando a organização dos conteúdos. Não há limite de tamanho para os arquivos de vídeo.

A ferramenta será fomentada por meio de acordos com diversas organizações. “O Zappiens.br está aberto e em busca de novas parcerias e acordos de cooperação com instituições públicas, universidades e empresas que disponham de acervos em vídeo”, disse Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br.

Assista ao acervo.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário