Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Abolição da Escravatura

 

Através de palestras e mesas redondas, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza, no dia 13 de maio, programação especial para comemorar os 121 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. As atividades acontecerão no auditório do prédio 2, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro (7h às 10h20, e 19h10 às 22h40), com destaque para o lançamento do concurso que irá escolher a nova logomarca do NEAB.

Segundo o coordenador acadêmico do Núcleo, professor Waway Kimbanda, o evento tem um caráter multidisciplinar, ao destacar não apenas o trabalho desenvolvido pelo NEAB, como, também, divulgar pesquisas sobre os negros no âmbito da Universidade. Será discutida, ainda, a aplicação do sistema de reserva de vagas para afrodescendentes.

“Vamos esclarecer qual a importância verdadeira do dia 13 de maio para a sociedade atual, sem tratar a escravidão e as suas conseqüências como algo do passado”, ressalta o professor Waway Kimbanda, lembrando que os departamentos de História e de Política e Ciências Sociais também participam da organização do evento. Para o coordenador, que é africano (nasceu no Congo) radicado no Brasil, o objetivo do debate está centrado em três temas básicos: “O dia 13 de maio é comemorável?”, “Qual o significado do protesto negro?” e “O que aconteceu e o que acontece atualmente nessa data?”.

Programação
Na parte da manhã, após a solenidade oficial de abertura (às 7h), haverá uma apresentação cultural e, ainda, a divulgação dos informativos do NEAB. Depois (a partir de 8h), serão realizadas três palestras: “Historicidade de 13 de maio”, “Atualidade de 13 de maio” e “Política de Ações Afirmativas: Questões de Cotas”, seguidas de debates sobre os respectivos temas.

Em seguida (às 10h20), haverá o lançamento do concurso para a escolha da nova logomarca do Núcleo de estudos Afro-Brasileiros da Unimontes e apresentação do Grupo de Pesquisa. No período noturno, serão desenvolvidas as mesmas atividades (a partir das 19h10).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário