Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

88 – Engenharia de Produção Mecânica

Breve visão sobre o curso:

O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais que, além de terem habilitação e capacitação técnica para desenvolverem trabalhos tradicionalmente realizados pela área escolhida – Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica ou Engenharia Civil -, também estejam preparados para, adicionalmente, desempenharem funções gerenciais e de liderança administrativa em todos os níveis da organização. É sem dúvida a menos tecnológica das engenharias na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.
O aluno estuda as matérias que correspondem ao currículo mínimo da Engenharia correspondente – Engenharia Mecânica, Elétrica ou Civil – e adicionalmente recebe ensinamento em gerência de produção (organização da produção, kanban, just-in-time, sistemas flexíveis), engenharia de produto (novos produtos, ergonomia, análise do valor), gestão da qualidade e produtividade (qualidade total, qualidade do projeto, análise funcional, análise do desempenho), gestão da pequena e média empresa, engenharia econômica (análise de projetos industriais, planejamento estratégico, engenharia de avaliação, inovação tecnológica), entre outros assuntos, que o capacitam, além das funções técnicas, a desempenhar funções a nível gerencial. Dentro deste contexto, o Engenheiro de Produção é preparado para ter uma visão globalizada da empresa, e ser um decisor por excelência.
Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimento científico e tecnológico. É necessário integrar fatores de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, produtividade, custos, responsabilidade social, etc.
A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para características de produtos (bens e/ou serviços) e de sistemas produtivos, vincula-se fortemente com as idéias de projetar e viabilizar produtos e sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza.
Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada pela Engenharia de Produção, são fundamentais para a elevação da qualidade de vida e da competitividade do país.

Instituições que oferecem cursos relacionados:

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário