Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

5 milhões para publicação de periódicos científicos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) lançaram Edital para apoiar e estimular a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros, em todas as áreas do conhecimento.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 5 milhões, sendo 50% do CNPq e 50% da CAPES. As inscrições vão até 9 de novembro.

O proponente deve possuir titulo de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, e ser, obrigatoriamente, coordenador de apenas um projeto. O editor deve ser bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou bolsista de Produtividade em Pesquisa Tecnológica e Inovação (DT) do CNPq.

O periódico deve ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos; estar disponível em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica, além da base de dados SciELO; e/ou estar classificado no Qualis da CAPES; possuir abrangência nacional/internacional; ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais; ter circulado de forma regular nos dois anos anteriores e representar, em relação a outros periódicos da mesma área, opção majoritária de publicações por autores brasileiros.

É considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico, na Internet com acesso aberto, ou de forma impressa/eletrônica simultaneamente. O prazo para a execução é de um ano.

As inscrições devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Os resultados serão divulgados a partir do dia 23 de novembro.

Para saber mais, consulte o Edital.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário