Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

1º dia de provas do Pism III

Começaram neste domingo, 19, as provas do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que definirão os novos 991 alunos que entrarão por meio desse processo. Na segunda-feira, dia 20, serão aplicadas provas discursivas do módulo e inicia-se a segunda fase do Vestibular (veja abaixo).

Dos 1.923 estudantes inscritos no módulo III, apenas 134 faltaram aos exames aplicados no campus, único local de prova, correspondendo a 6,9%, índice que está dentro da média dos últimos três anos. Os estudantes que faltaram são excluídos da seleção.
O tráfego até as faculdades fluiu melhor neste domingo. Algumas ruas do bairro São Pedro, próximas à entrada da UFJF, funcionaram em mão única para facilitar o deslocamento dos candidatos. Agentes de trânsito ficaram posicionados na região.

Para o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, tranquilidade foi a palavra-chave do dia. Houve apenas um atendimento pontual a um candidato que sentiu mal-estar e que fazia prova na Administração. Nenhuma questão precisou ser retificada, e candidatos chegaram a tempo para as provas.

Celular
Até 17h30 não havia registro de candidatos com celular ou outros aparelhos eletrônicos dentro das salas. No entanto, somente com a conferência das atas de cada sala de prova será possível afirmar com certeza se houve incidentes do tipo. O candidato precisa cumprir uma lista de restrições visando a segurança do processo.

Atendimento especial
Três candidatos receberam atendimento especial. Dois deles, um com deficiência auditiva e outro em condição de saúde que necessita de acompanhamento, foram atendidos na Faculdade de Educação. Uma candidata fez prova em casa, acompanhada de fiscal, pois está em recuperação de um parto recente.

Dezessete inscritos do Vestibular também serão atendidos. Entre eles, outra mãe que deu à luz há poucos dias. Há também casos de pessoas com transtorno de déficit de atenção, deficiência visual, auditiva e motora. Eles se cadastraram na Copese.

Exame
As provas começaram às 14h e terminaram às 18h, com questões objetivas (de múltipla escolha) de Língua Portuguesa, Literaturas, Matemática, Biologia, Física, Geografia, História e Química. Foram 40 enunciados, cinco de cada conteúdo, totalizando 40 pontos.

Alguns candidatos consideraram as provas de Química e de Física as mais difíceis. A estudante Maria Fernanda Venuto, 17 anos, que pretende cursar Odontologia, considerou a prova tranqüila. “A minha preparação foi na medida certa, e o Pism foi, com certeza, a melhor opção.” Ian Totti, 17, também considerou a prova fácil. Ele pretende ser médico.

O candidato Luiz Carlos Peterman de Souza, 17, afirmou que os exames de Português e Literaturas foram fáceis. “Entretanto, Química e Física estavam mais difíceis. Mas, no geral, foi tranquilo, achei que ia demorar bastante para resolver as questões, mas acabei rápido. Pism, para mim, foi uma boa opção, com certeza melhor do que se tivesse optado pelo Vestibular.” A meta do estudante é cursar Arquitetura e Urbanismo.

A candidata de Medicina Natália Rodrigues Ferreira Batalha, 17, também concorda com os outros estudantes de que o Pism foi uma boa opção, “compensa mais que o Vestibular”, diz. Ela considerou, no geral, as questões fáceis, com exceção de Química.

Gabaritos
O gabarito da prova deste domingo será divulgado às 19h. Clique aqui para acessá-lo ou entre no site
http://www.vestibular.ufjf.br/copese/vestibular-pism/ 

Recursos
De acordo com o edital, os recursos em relação às questões objetivas das provas dos módulos III devem ser protocolados na Central de Atendimento (CAT), que funciona no prédio da Reitoria, no campus, no dia 3 de janeiro de 2011, das 9h às 16h.

O candidato que não mora em Juiz de Fora pode enviar os recursos através do fax (32) 2102-3755 ou (32) 2102-3979. O candidato deve confirmar o recebimento do fax e a legibilidade dele pelos telefones (32) 2102-3738 ou 2102-3978.

O pedido pode ser feito pelo próprio candidato ou representante de escola ou cursinho preparatório. O documento deve conter o nome e a qualificação do recorrente. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) julgará os recursos no prazo de 72 horas após a interposição deles.

Próximas provas
Nesta segunda-feira, os estudantes do módulo III fazem provas discursivas por área de conhecimento (veja abaixo). Também inicia-se, nesse dia, a segunda fase do Vestibular, que terá provas abertas. Os dois processos seletivos seguem até terça-feira, 21.

Áreas, cursos e provas desta segunda, 20
Pism III e Vestibular

Em todas as provas discursivas, são cinco questões de cada conteúdo, valendo até 4,4 pontos cada uma no Pism III e até 5 pontos na segunda fase do Vestibular. O candidato que zerar um conteúdo da prova aberta será excluído do programa.

Área de Economia e Administração
Cursos: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
Conteúdos: Língua Portuguesa e Matemática

Área de Exatas
Cursos: Ciências da Computação, Ciências Exatas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, todas as habilitações de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação.
Conteúdos: Língua Portuguesa e Matemática

Área de Humanas e Sociais Aplicadas
Cursos: Arquitetura e Urbanismo; Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Comunicação Social, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, todas as modalidades de Música, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Conteúdos: Língua Portuguesa e Literaturas

Área de Saúde
Ccursos: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
Conteúdos: Língua Portuguesa e Biologia

Apoio
Na segunda e na terça-feira, 20 e 21, os balcões de informação funcionarão na UFJF, em frente à Faculdade de Direito e ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), das 11h às 16h.
Equipe da Central de Atendimento está disponível no prédio da Reitoria para informações, onde é possível também imprimir o comprovante de inscrição, caso o candidato tenha esquecido ou perdido. O atendimento tanto na segunda quanto na terça-feira será feito das 12h às 18h.

Resultados
As notas do módulo III do Pism e da segunda etapa do Vestibular saem no dia 21 de fevereiro, às 11h. O resultado final com os aprovados para 2011 está previsto para o dia 25 de fevereiro, também às 11h.

A UFJF oferece 3.401 vagas para 2011, sendo que 176 delas serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as quais, portanto, não serão disputadas agora pelos candidatos do Pism III e Vestibular.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978/ 3979/ 3981/ 3990/ 3999 (Central de Atendimento)

www.vestibular.ufjf.br
www.vestibular.ufjf.br/antenado 
www.twitter.com/ufjfvestibular 
www.twitter.com/ufjfnoticias

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário