dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : Glossário

PROUNI

Programa Universidade Para Todos - ProUni

O que é?

- É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

Quem pode participar?

- Quem fez o ENEM referente ao ano anterior ao qual está se candidatando, e obteve a nota mínima, é o primeiro passo. (Os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão).

- Quem tem renda familiar, por pessoa, de até três salários-mínimos.

- Quem cursou o ensino médio completo em escola pública.

- Quem cursou o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral.

- Quem é portador de deficiência.

- Quem é professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Quais são os tipos de bolsa oferecidos?

- Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, até um salário-mínimo e meio.

- Bolsa parcial:

50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários-mínimos.

25%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários-mínimos, concedidas somente para cursos com mensalidade até R$ 200,00.

Quais são as instituições que participam do Programa?

- A lista completa das instituições participantes do ProUni é disponibilizada aos candidatos, na data de abertura das inscrições, no site do Programa.

Como fazer a inscrição no ProUni?

- As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, no site.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até sete opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, entre as disponíveis, conforme sua renda familiar por pessoa.

Ao fazer a inscrição, o estudante pode visualizar a nota de corte (a nota mínima para a pré-seleção naquele curso, até aquele instante). Ele pode, então, escolher os cursos nos quais sua nota no ENEM seja superior à nota de corte, aumentando suas chances de ser pré-selecionado. As opções de curso podem ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa.

Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e depois acessar novamente a ficha de inscrição para verificar se sua nota no ENEM está abaixo da nota de corte do curso escolhido, podendo fazer alterações. A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.

E se o estudante não tiver computador?

- Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever. Além disso, o candidato conta com a Rede de Parceiros do programa para realizar sua inscrição.

Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni?

- Portando número de inscrição no ENEM e CPF, os candidatos podem fazer consultas:

Pela internet

Pelo telefone: 0800 616161 (consultando o Fala, Brasil)

Nas instituições participantes do ProUni.

O que fazer se for pré-selecionado?

- O candidato deve procurar a instituição para a qual foi pré-selecionado, no período indicado, com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em desclassificação.

Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico, diferente do vestibular, isento de qualquer taxa.

Se aprovado nesse processo, ou se a instituição para a qual foi contemplado não exigir seleção própria, é só fazer a matrícula e começar a estudar.

Quem não foi pré-selecionado ainda tem chance de concorrer a uma bolsa?

- Eles ainda poderão ser selecionados na etapa de reclassificação. Nessa fase, são convocados novos candidatos, substituindo os que foram reprovados na primeira etapa.

Para isso, os candidatos devem consultar, diariamente, a lista dos reclassificados, disponível na página eletrônica do ProUni.

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos




Busca de faculdades