dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : Glossário

INGRESSO SERIADO

 

O vestibular, todos já conhecem. O que alguns vestibulandos não sabem, é que existe uma forma alternativa de ingresso ao ensino superior. São os Processos Seriados.

As diferenças

No Vestibular Tradicional, as instituições avaliam em um único processo o candidato. Elas realizam seus exames, com provas baseadas em todo o conteúdo estudado no Ensino Médio, de uma só vez. Seja em uma ou mais etapas, em um calendário anual ou semestral, o candidato só tem esta oportunidade. Se não for aprovado, ou classificado, precisa repetir a dose na próxima seleção.

Já pelo Ingresso Seriado, o candidato se inscreve, voluntariamente, a partir da 1ª série do Ensino Médio. Ele é avaliado ao final de cada série, em módulos. Precisa fazer os três módulos, um ao final de cada série do Ensino Médio: 1ª etapa/módulo: programa da 1ª série; 2ª etapa/módulo: programas das 1ª e 2ª séries; 3ª etapa/módulo: programa de todo o Ensino Médio. Só na 3ª e última Etapa, o candidato escolhe o curso a que pretende concorrer.

Vantagens do Ingresso Seriado

- Processo de seleção menos tenso do que o vestibular.

- Como a nota final é o somatório das três etapas, o candidato pode corrigir suas falhas e melhorar seu desempenho ao longo do processo. Ao final de cada etapa recebe o Relatório de Desempenho, com sua nota em cada disciplina.

- A escola também acompanha o rendimento de seus alunos pelo Relatório Geral enviado. Assim, pode atender melhor às necessidades de seus alunos.

- Outra vantagem é com relação à concorrência, que é bem menor que no Vestibular.

- O candidato tem a oportunidade de, no transcorrer do Ensino Médio, comparar-se com outros de diferentes escolas, corrigindo falhas, redirecionando seus estudos e definindo suas aptidões.

- Participar do Ingresso Seriado não o exclui de participar de qualquer vestibular, inclusive na mesma instituição onde está fazendo o Programa.

Obrigatório para o Candidato

- Só poderá se inscrever em uma etapa de cada vez. 
- Se repetir a série fica excluído do Programa.
- Se deixar de participar de qualquer uma das etapas desliga-se, definitivamente, deste Programa.


Algumas instituições públicas mineiras destinam um percentual de suas vagas para ingresso por essa modalidade. Veja quais, com as páginas de acesso aos respectivos programas. E fiquem atentos às datas da abertura de inscrições. Boa sorte!

UFLA Processo de Avaliação Seriada (PAS)


UFVJM – Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI)


UFU – (
antigo PAIES  – atual: PAAES: A partir de 2008, as vagas são destinadas, exclusivamente, aos candidatos que tenham cursado, na rede pública, os últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o Ensino Médio Regular.


UFVPrograma de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES)


UFJFPrograma de Ingresso Seletivo Misto (PISM)


UNIMONTES
Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES)

(Fontes: Ufla, UFV, UFJF, Unimontes)

 

 

 

 

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos




Busca de faculdades