dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Universidade apresenta evento

 

Festival de Inverno ajuda a se familiarizar com a atuação da UFOP

 

 

Para esquentar as cidades históricas

Chocolate quente, cobertor, caldos, vinho, fondue, montanhas, frio... São muitas as palavras que simbolizam o inverno que começou oficialmente no dia 21 de junho. Para Minas, a estação também significa alta temporada turística. As previsões de um frio rigoroso, com recorde na queda das temperaturas, prometem grande fluxo de turistas nos principais destinos mineiros. As cidades históricas de Ouro Preto e Mariana acertam os últimos detalhes para receber os visitantes durante o mês de julho.

Entre os dias 08 e 25 de julho, as cidades se unem para oferecer atividades nas áreas da música, literatura, artes cênicas, plásticas e visuais, por meio do “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana”. Para aquecer os visitantes, o Festival vai contar com shows de Alceu Valença, Chico César, Gabriel O Pensador, dentre outros. Este ano, o evento homenageia o pintor e mestre barroco Ataíde, que deixou no teto da igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto uma de suas principais obras de arte.

As cidades

Cercadas pelas montanhas e com farta programação artística e rica gastronomia, as duas cidades se tornam destino turístico ainda mais charmoso nesta época do ano. Com opções de turismo histórico, cultural, gastronômico, natural, rural e de aventura, as cidades abrem suas portas para receberem os turistas.

Situadas na região central do estado, a 110 km de Belo Horizonte, e com mais de 300 anos de história, elas são famosas por oferecerem ao visitante conforto e infraestrutura, tendo a particularidade de manter a tranquilidade interiorana. Dessa forma, Ouro Preto e Mariana integram um cenário raro.

Nessas regiões se aprende muito sobre a história do Brasil-Colônia. Para conhecer todos os encantos não é preciso ser nenhum especialista em patrimônio histórico. Basta ser bom observador, ter um pouco de curiosidade e sensibilidade. Os detalhes da história de Minas e do Brasil estão esculpidos em cada obra de arte, nas ladeiras, nos belos casarões, nas igrejas seculares e nas montanhas, um convite às trilhas ecológicas.

Quem chega à antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, logo se encanta pela beleza e hegemonia do conjunto arquitetônico. Símbolo da arte barroca mineira, a cidade Patrimônio da Humanidade chega aos 312 anos de história como um fascínio único. Ao caminhar por suas ruas, cria-se um envolvimento e quando se percebe, já está apaixonado por essa cidade. Uma viagem ao tempo... É a sensação de quem chega a Ouro Preto e que jamais fica indiferente à riqueza de sua imponência.

A 15 km de Ouro Preto está a primeira cidade de Minas Gerais, a charmosa Mariana, com os seus 314 anos, uma obra-prima com várias traduções, olhares e uma história marcada por descobertas, sonhos de fortuna e pela força da fé e da arte. É difícil visitar Mariana e não se encantar com os museus, casarios bem preservados, a mina de ouro ou a maravilhosa arquitetura das igrejas. Além disso, a cidade conta com um raro tesouro musical, que há mais de 250 anos encontra-se protegido na Catedral da Sé: o órgão alemão Arp Schnitger.

O cenário barroco das cidades históricas fica ainda mais sedutor nessa época do ano com a efervescência cultural do “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2010”. Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, o evento é a oportunidade do turista conhecer as duas cidades históricas, curtir boa música, degustar vinhos e acompanhar as apresentações que reúnem entretenimento e cultura num só lugar.


(Por: ACI UFOP)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: