dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Unimontes dá dicas de saúde para o inverno

No inverno o ar fica mais frio, a umidade cai e as condições do tempo dificultam a dispersão dos poluentes, favorecendo a ocorrência de doenças respiratórias. Essa época do ano favorece o aparecimento de diversos problemas para a saúde, como alergias e doenças de pele. As baixas temperaturas podem ter efeitos negativos sobre a saúde, sobretudo de pessoas idosas e crianças.

Durante o inverno, algumas medidas preventivas devem ser seguidas, evitando futuros problemas à saúde. Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças respiratórias.

Agasalhe-se antes de sair e evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado. Durante a noite utilize roupas quentes e agasalhos. Os cuidados também devem ser tomados em ralação aos pés. Utilizem calçados adequados para evitar perdas de calor.

Segue outras dicas importantes para se cuidar:

Cuidados com a casa

No frio, as pessoas tendem a manter portas e janelas fechadas, reduzindo a circulação do ar. Consequentemente, este fator favorece a concentração de agentes infecciosos e poluentes no ambiente, também agravado com a queda da umidade que costuma acontecer nesta época do ano.

Limpe bem a casa tirando a poeira acumulada, pois evita problemas alérgicos. Apesar da onda de frio, mantenha a casa e durma em local arejado e umedecido. Podem ser utilizados umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos.

A cama merece um tratamento especial, pois é nela que se acumula a maior quantidade de ácaros. Os colchões e travesseiros devem se possível conter capas antiácaros e as cobertas não podem ser felpudas, priorizando o uso de edredons. As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pêlos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos. Se possível coloque colchões e cobertores no sol.

Nas janelas prefira persianas no lugar de cortinas de pano. Essas medidas visam a evitar o acúmulo de poeira, principal alimento do ácaro. Mantenha armários limpos e arejados.


Cuidados com as roupas

As alergias podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, roupas, blusas de lã, mantas e cobertores guardadas por muito tempo em armários.


Cuidados com a saúde

É importante fazer exercícios físicos em qualquer época do ano, como caminhar ao ar livre ou fazer alongamentos simples em casa. Faça pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para ativar a circulação sanguínea. Seja fisicamente ativo e mantenha um peso saudável. Pratique exercícios físicos por 30 minutos ou mais, na maioria dos dias da semana.


Cuidados com a pele

Com a queda da temperatura, há uma predisposição maior da pele  a ter algumas doenças. Pessoas que têm a pele ressecada tendem a sofrer mais nesta época do ano. O excesso de banhos quentes, o uso de buchas e sabonetes promove a retirada de uma camada de gordura existente na superfície da pele que evita a perda de água, causando o ressecamento. A pele passa, então, a ficar seca, áspera, descamativa. Portanto, devem ser evitados banhos excessivos e o uso de água muito quente. Use hidratante, procure um adequado para seu tipo de pele, aplicando preferencialmente logo após o banho, com a pele ainda úmida.
Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”.


Cuidados com os lábios

Uma dica importante para prevenir o ressecamento dos lábios é a utilização de hidratantes labiais, como manteiga de Karité, vaselina liquida ou óleos de diversos tipos. Importante usar protetor solar para os lábios.

Um fato importante é em relação à saliva. Com a falta de lubrificação as pessoas tendem a passar a língua nos lábios, agravando o ressecamento.

O batom, grande amigo das mulheres, pode ser um vilão muito perigoso para a proteção dos lábios, como os batons de longa duração que, por conterem uma maior aderência, ressecam os lábios e são contra indicados para aqueles lábios já sensibilizados. Já o gloss pode ser um grande aliado no combate ao ressecamento, por ser gorduroso e feito em um veículo que facilita a hidratação.

Em muitos casos podem ocorrer grandes rachaduras e sangramentos nos lábios. Nesses casos, deve ser necessário o uso de antiinflamatórios ou antibióticos tópicos, mas antes de usar tais medicamentos procure um médico, para indicar e orientar o melhor tratamento a ser feito.


Cuidados com a alimentação

Também é nesta época que se ganha alguns quilos, resultado da ingestão de alimentos com maior valor calórico e também pela redução das atividades físicas. Fique atento às escolhas dos alimentos, pois nesta estação é comum a procura por massas e doces. Consuma alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, beba bastante líquido, na forma de água, suco ou chás e evite o uso de bebidas alcoólicas.

Consuma sopas e caldos ricos em legumes e verduras que tragam calor, fibras e vitaminas para o organismo. Quanto aos doces, opte por barras de cereais, granola, chocolate amargo e frutas secas.


Por: Martins (Assessoria de Comunicação do Hospital Aroldo Tourinho da Unimontes)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: