dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

UFSJ faz balanço do SiSU

SiSU registra grande procura por vagas da UFSJ


O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, criado no ano passado para selecionar alunos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 para ingressarem nas instituições públicas de ensino superior, em substituição ao vestibular, disponibilizou as vagas para o segundo semestre de 2010 (em 17/06/10). A UFSJ foi uma das universidades com maior procura entre as instituições que participam do processo, para as 78 vagas oferecidas, se inscreveram quase 9,5 mil candidatos, representando uma média de 121 candidatos por vaga.

Para edição do SiSU 2010/2, o MEC implementou modificações no sistema que vão facilitar e otimizar a ocupação das vagas. Dentre as melhorias está o fato do candidato não poder ficar mudando de curso a todo instante. Uma vez escolhido o curso, o candidato não poderá fazer alterações durante os processos de chamadas e matrículas, tal como é no vestibular tradicional.

Dos 19 estados que participam do SiSU, Minas Gerais é o que reúne o maior número de instituições para a oferta de vagas no segundo semestre. Cinco universidades federais mineiras e três institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem, no total, 992 vagas em 64 cursos. São elas, além da UFSJ, as universidades federais de Alfenas (Unifal), de Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e além dos institutos federais do Norte, do Sudeste e do Sul de Minas Gerais.

De acordo com as estatísticas apresentadas pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), a UFSJ tem atraído candidatos de sua área de influência. Dos 9439 candidatos inscritos na primeira etapa do SiSU 2010/2, 69,32% são do estado de Minas Gerais e 14,45% são candidatos paulistas. Os demais estados não apresentaram um percentual acima de 13%.

Analisando os dados apresentados pela Copeve sobre Minas Gerais, que teve cerca de 6543 candidatos, observa-se que a maioria dos candidatos são das macrorregiões Central (52,82%), Sul de Minas (11,54%), Centro Oeste Mineiro (10,13%) e Zona da Mata (7,93%).

Segundo Hewerson Zansávio Teixeira, presidente da Copeve, “uma das grandes preocupações da Comissão Permanente, durante o primeiro SiSU, foi a possibilidade de termos candidatos vindos das mais diversas diversas regiões do país em detrimento do nosso público tradicional. Pois a procura desses candidatos de regiões remotas poderia impactar os índices de evasão da UFSJ, uma vez que esses alunos, em tese, teriam maiores dificuldades de se manter nas cidades dos campi.”

“No entanto, os números mostraram, no geral, que os candidatos participantes do SiSU 2010/1 são provenientes das mesmas regiões dos candidatos ao Processo Seletivo Vestibular tradicional e que se repetiu na segunda participação da UFSJ, não acontecendo a tão temida invasão de candidatos estrangeiros” informa Zansávio.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFSJ, professor Murilo Cruz Leal “a implantação do SiSU aponta para a constituição de um sistema nacional de ensino superior, em convergência com a também recente criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), que abriga o Enade.

Segundo Murilo “iniciativas como essas favorecem a existência de parâmetros de qualidade e de reflexões curriculares e formativas que se ampliam em intensidade e extensão. Além disso, o SiSU contribui com a democratização de acesso, otimizando tanto os esforços de divulgação das IES quanto os investimentos de jovens e famílias brasileiras, explicando assim a importância da Participação da UFSJ no processo.

(Ascom UFSJ)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: