dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Projeto de Incentivo à Leitura

Projeto de extensão "Bagagem" integra Plano Nacional do Livro e da Leitura

 


O projeto de extensão Bagagem, desenvolvido na PUC Minas em Arcos, está entre as iniciativas selecionadas para compor o Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), coordenado pelo Ministério da Educação, pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional, com a parceria de outras instituições. A comunicação foi recebida nesta segunda-feira, 28 de junho, pela coordenadora de Extensão do campus, professora Rosélia Junqueira, e pela coordenadora do projeto, professora Júlia Amorim.

O PNLL é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no País, desenvolvido em âmbito federal, estadual e municipal, pelo Estado e pela sociedade. O objetivo é transformar a capacidade leitora do brasileiro e levar a leitura para seu cotidiano. Isso vem ao encontro da proposta do Bagagem que, desde 2006, trabalha o espaço da leitura como direito do cidadão, a partir de ações contínuas, de caráter educativo, comunitário e cultural, com crianças e adolescentes da região de Arcos, no Centro-oeste do Estado.

No Projeto, estagiários dos cursos de Comunicação Social, Enfermagem, Direito, Psicologia, Administração e Sistemas de Informação leem os livros e escrevem resenhas que os agentes de leitura levam em maletas, acompanhando os livros, cds, dvds, jornais, para lerem e formarem grupos de leitura em seus bairros. Eles trocam de maletas de 15 em 15 dias. Os livros utilizados pelo Projeto, na sua maioria, foram doados por alunos, monitores e professores da Instituição.

Segundo a professora Júlia Amorim do Curso de Comunicação Social, “a palavra ‘bagagem’ sinaliza aquilo que foi construído pelo indivíduo durante os anos de sua existência e que ele leva consigo sempre, adaptando-a ao tempo e ao espaço”. Como o projeto objetiva essa troca de vivências entre os participantes, sejam universitários, crianças ou adolescentes, a proposta se identifica bem com a maleta e seu conteúdo.

Leia mais sobre o “Projeto Bagagem”.

 

(Por: Assessoria de Imprensa PUC Minas)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: