dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Saiba como entrar na Pitágoras pelo ProUni

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) faz parte do Kroton, grupo educacional com quase 50 anos de tradição.

Além de qualidade de ensino, a instituição oferece uma enorme infraestrutura com 53 unidades para cursos presenciais e 400 polos de apoio espalhados por todo o país.

Pretende fazer um curso na Pitágoras mas não tem como bancar as mensalidades? Gostaria de tentar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni)? Saiba que isso é possível, pois a faculdade participa do programa.

Preparamos este guia com mais informações sobre o ProUni e como concorrer ao benefício para estudar na Pitágoras. Vamos dar uma olhada?

 

O que é o ProUni?

O ProUni é uma iniciativa do governo federal que amplia o acesso da população ao ensino superior de qualidade. A forma de fazer isso é concedendo bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda que ainda não tenham diploma de nível superior e queiram fazer uma faculdade privada.

A condição financeira é um dos principais critérios de inscrição no ProUni. Para tentar uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, o teto sobe para até três salários mínimos por pessoa.

Outro requisito é ter participado da edição mais recente do Enem. Mas não é só isso. Para se inscrever o candidato precisa apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação.

Além disso, deve preencher uma das seguintes exigências:

  • Ter realizado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura (nesse caso, não é necessário comprovar renda familiar)

 

Como entrar na Pitágoras pelo ProUni?

A inscrição para o ProUni é simples e gratuita. Quem quiser se candidatar a um curso da Pitágoras pelo programa deve ficar de olho no prazo de inscrição, que é igual para todos os candidatos, independentemente do curso ou faculdade de interesse.

São duas chances por ano de conseguir bolsa pelo ProUni, no primeiro e no segundo semestre. O processo de inscrição é simples.

Acompanhe o passo a passo:

1.     Acesse o site oficial do ProUni, localize o botão de inscrição e clique nele.

2.     Insira seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso (lembre-se de que os dados devem ser referentes à edição mais recente do Exame).

3.     Preencha seus dados cadastrais.

4.     Escolha dois cursos da Pitágoras entre as opções disponíveis. Selecione também a unidade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou livre concorrência).

Após realizar essas quatro etapas, você estará inscrito no ProUni e poderá disputar uma vaga na Pitágoras!

Agora vem a grande sacada: o ProUni usa como critério de classificação a nota que o candidato tirou no Enem. Com isso, quanto maior a sua nota, maiores a chances de conseguir uma vaga.

No ProUni, a disputa acontece apenas entre as pessoas que escolheram as mesmas opções (de curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência).

Um conceito importantíssimo a ter em mente é a nota de corte. Trata-se da menor pontuação que permite conseguir uma vaga naquela graduação, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrência. Podemos dizer também que a nota de corte é a pontuação do último candidato que conseguiu entrar naquele curso, turno, faculdade, etc.

O pulo do gato aqui é acompanhar a nota de corte parcial, que é divulgada todos os dias no site do ProUni, enquanto durarem as inscrições. Assim você ficará sabendo se está em condições de disputar a vaga e poderá mudar de opção (tanto de curso, como de faculdade ou qualquer outra variável) para aumentar suas chances!

No fim do prazo estabelecido pelo programa, a opção que será levada em conta para a classificação geral é a última que você salvou no sistema.

Foi pré-selecionado? Parabéns! O próximo passo é ir até a unidade da Pitágoras escolhida, entregar os documentos solicitados e fazer sua matrícula.

 

Quanto precisa tirar no Enem para conseguir vaga na Pitágoras pelo ProUni?

Como vimos, a nota mínima para se candidatar ao ProUni é 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado na redação. No entanto, essa nota é apenas uma referência.

Na prática, os cursos da Pitágoras podem exigir notas maiores para conseguir o benefício. Via de regra, os cursos mais concorridos são Medicina, Direito e Engenharias, mas a pontuação para passar depende de fatores como o desempenho dos demais candidatos inscritos para a mesma vaga da Pitágoras (unidade, turno e modalidade de concorrência).

Se você conferiu as notas de corte parciais e acha que sua pontuação no Enem não é tão alta para tentar os cursos mais concorridos, não jogue a toalha! A Pitágoras oferece diversas opções, e em algumas delas, dependendo da edição do ProUni, é possível passar com nota próxima aos 450 pontos.

 

Quais cursos da Pitágoras são oferecidos pelo ProUni?

A lista de cursos disponíveis no ProUni, seja da Pitágoras ou de outras faculdades, varia todo semestre. Ela fica disponível para consulta enquanto as inscrições estiverem abertas.

Dê uma olhada em alguns cursos da Pitágoras com vagas em edições recentes do ProUni:

Administração

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Biomedicina

Ciência da Computação

Ciências Biológicas

Ciências Contábeis

Construção de Edifícios

Direito

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Computação

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Minas

Engenharia de Petróleo

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Florestal

Engenharia Mecânica

Engenharia Metalúrgica

Engenharia Química

Farmácia

Fisioterapia

Geografia

Gestão Comercial

Gestão da Qualidade

Gestão Financeira

Jornalismo

Letras

Manutenção Industrial

Mecatrônica Industrial

Medicina

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Psicologia

Publicidade e Propaganda

Recursos Humanos

Relações Públicas

Serviço Social

Sistema da Informação

Sistemas Elétricos

 

Não preencho os requisitos para participar do ProUni. O que fazer?

O ProUni tem um monte de exigências específicas e pode ser difícil se enquadrar em todas, não é mesmo?

Se você não preencheu algum requisito, não desista! A Pitágoras promove algumas iniciativas para facilitar a vida financeira de seus alunos. Elas vão desde descontos oferecidos a funcionários de empresas conveniadas a um parcelamento estudantil sem burocracia. Confira:

Convênios com empresas: Funcionários de empresas conveniadas à Pitágoras ganham descontos nas mensalidades. O abatimento depende do tipo de parceria entre a faculdade e a organização.

 

Parcelamento Estudantil Privado (PEP): É o programa de financiamento estudantil da Pitágoras. O aluno pode financiar até 70% do valor do curso e só começa a quitar a dívida depois de se formar.

 

Seguro Educacional: O aluno contribui com um valor mensal e o seguro garante o pagamento de até 6 mensalidades caso haja algum imprevisto (como desemprego) que o impeça de arcar com as despesas dos estudos.

 

 

Veja também:

Vestibular Pitágoras: Como se inscrever e passar no exame

 

Está pensando em estudar na Pitágoras e pretende conseguir uma bolsa pelo ProUni? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: