dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Saiba como entrar na Pitágoras pelo FIES

Além de fazer parte de um dos maiores grupos educacionais do mundo, com mais de 50 anos de tradição, a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) tem boa avaliação junto ao Ministério da Educação (MEC).

 

Para quem sonha em cursar uma graduação na Pitágoras mas não tem grana para pagar a mensalidade, temos uma boa notícia: a instituição oferece uma série de facilidades aos seus alunos, como bolsas, descontos e financiamentos.

 

Uma dessas facilidades é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Esse programa do Governo Federal ajuda estudantes de baixa renda a pagarem as mensalidades da graduação em faculdades privadas.

 

Para se candidatar a uma vaga do FIES na Pitágoras é preciso cumprir alguns requisitos e passar por um processo seletivo. Nós criamos um guia para explicar tudo direitinho e facilitar sua organização, além de tirar algumas dúvidas básicas referentes ao FIES. Vamos lá?

 

A faculdade Pitágoras aceita FIES?

Sim. A Pitágoras cumpriu todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do programa e oferece vagas no FIES com frequência.

No entanto, a oferta dos cursos varia de acordo com a edição. Só dá para saber se a graduação que você deseja cursar está disponível na unidade de sua preferência quando abrirem as inscrições para aquele semestre.

 

O que preciso para entrar na Pitágoras pelo FIES?

Para conseguir um financiamento do FIES, seja para estudar na Pitágoras ou em qualquer outra faculdade, o primeiro passo é saber se você se encaixa nos requisitos do programa:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Se você cumpre essas duas exigências, a segunda etapa é descobrir se a unidade da Pitágoras em que você deseja estudar participa do FIES e se há vagas para o curso que você quer fazer. Como a Pitágoras trabalha com diversas graduações, é muito provável que você encontre alguma que se encaixe nos seus gostos e interesses.

 

O detalhe é que só dá para ver a relação de cursos disponíveis e unidades participantes da Pitágoras quando abrirem as inscrições do FIES. Veja no próximo tópico como se inscrever e fazer a busca pela sua graduação.

           

Como se inscrever no FIES?

Embora a inscrição no processo seletivo do FIES não seja nenhum bicho de sete cabeças, é preciso organização para aumentar suas chances de conseguir o financiamento.

 

O programa tem prazos apertados, exige entrega de documentos logo após a classificação e é aconselhável reunir tudo com antecedência para não ser surpreendido depois.

 

Antes de mais nada, vamos à inscrição em si: para isso, você não precisará entregar os documentos, mas lembre-se que deverá comprovar as informações prestadas depois, então informe os dados corretamente.

1.     Acesse o site do FIES Seleção.

2.     Digite seu CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.

3.     O sistema irá encontrar as edições do Enem que você realizou, bem como a pontuação.

4.     Você receberá uma mensagem em seu endereço de e-mail com um link para ativar o cadastro. Clique no link.

5.     O próximo passo é inserir o CPF, data de nascimento e a renda bruta mensal de todos os membros da sua família maiores de 14 anos que moram com você.

6.     Finalmente, pesquise por Faculdade Pitágoras, escolha a unidade desejada, o curso e o turno que você deseja financiar

7.     Salve as informações.

 

Para ter mais chances de obter o financiamento, fique de olho na nota de corte parcial do seu curso (nota mínima necessária continuar no páreo). Essa nota pode variar de acordo com a quantidade e a qualidade dos candidatos e pode oscilar dia após dia, então é impossível determiná-la de antemão.

A dica é monitorar a nota de corte parcial no sistema do FIES e ver se você tem chances de conseguir uma vaga. Se o curso exige 600 pontos e você tirou 550, é melhor fazer uma troca e optar por uma graduação que peça uma pontuação menor, por exemplo

 

Dá para se inscrever para o FIES em qualquer época do ano?

Não. O FIES ocorre somente duas vezes por ano e abre as inscrições antes do início de cada semestre letivo.

 

O que fazer se for selecionado no FIES?

Quem passa no processo seletivo do FIES é chamado de “candidato pré-selecionado”. Isso porque a classificação é apenas uma das várias etapas que é preciso cumprir para chegar a receber o benefício de fato.

 

Primeiro, será necessário apresentar uma série de documentos na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Pitágoras. A CPSA vai verificar se a documentação bate com as informações que você colocou na inscrição e, se estiver tudo certo, vai emitir um documento, a DRI.

 

Em seguida, é preciso levar a DRI e mais alguns documentos ao banco para assinar o contrato do financiamento. A relação dos documentos necessários está no site do FIES.

 

Tenho o FIES e gostaria de me transferir para a Pitágoras. Posso?

Como a Pitágoras participa do FIES, é possível fazer a transferência. No entanto, só é permitido trocar de faculdade se for para o mesmo curso. Além disso, você deverá prestar atenção à nota de corte: se a nota da sua faculdade for menor do que a da Pitágoras, não dá para se transferir.

 

Tenho o FIES na Pitágoras e quero trocar de curso. Posso?

Se você estuda na Pitágoras com o FIES e quiser mudar de graduação dentro da mesma faculdade, também dá para fazer isso, desde que não tenha realizado mais que 18 meses (um ano e meio) de curso. A nota de corte também deve ser observada: não dá para pedir transferência para um curso que requer 600 pontos se você obteve 450.

 

Já estudo na Pitágoras e gostaria de solicitar o FIES. Posso?

Com certeza! Porém, não custa nada lembrar que o financiamento só é válido a partir do momento da assinatura do contrato. Sendo assim, você não receberá de volta o valor pago à Pitágoras até o momento da contratação do FIES.

 

Qual é o valor máximo das mensalidades da Pitágoras coberto pelo FIES?

O FIES não prevê valor máximo das mensalidades. Dessa forma, dá para financiar até cursos mais caros, como Medicina e Odontologia.

Aqui, vale chamar a atenção para o fato de que o FIES é um empréstimo e a dívida deve ser quitada um dia.

Coloque tudo na ponta do lápis e pesquise bem a remuneração inicial da carreira que você pretende seguir, pois você deverá quitar as parcelas com o salário de recém-formado. É muito importante que o curso se pague no longo prazo.

 

Quero fazer um curso EAD na Pitágoras. Posso usar o FIES?

Não. Infelizmente, o FIES ainda não cobre a modalidade de cursos a distância.

Mas não precisa desistir: a Pitágoras trabalha com diversas facilidades pensadas especificamente para estudantes EAD. Entre em contato com a faculdade para obter mais informações.

 

Precisa de vestibular para entrar na Pitágoras com o FIES?

A Pitágoras exige que os novos alunos passem por algum tipo de processo seletivo. Além do vestibular tradicional, dependendo do curso é possível fazer um vestibular agendado, por exemplo, que consiste em uma redação e pode ser marcado para a data mais conveniente ao candidato.

 

Outra maneira que facilita muito a vida dos estudantes é o ingresso por meio da nota do Enem. O processo é muito fácil – exige somente a entrega do boletim do Enem e o preenchimento do cadastro. Se o curso oferecer vagas via Enem e você atingir a pontuação exigida, já está dentro!

 

Veja também:

Pitágoras em Belo Horizonte: Descubra a unidade mais próxima de você

 

Vai se candidatar ao FIES para estudar na Pitágoras? Em qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: