dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Parceria para estudos e pesquisas

A Faculdade Infórium de Tecnologia assinou acordo em que oficializa, através da IBM, sua parceria com o projeto World Community Grid (WCG). Além de envolver sua comunidade acadêmica no WCG, aderindo seus computadores ao projeto, também utilizará os recursos do grid para a realização de uma pesquisa para investigar potenciais drogas para serem usadas no tratamento da Schistosoma Mansoni [foto].

 

Faculdade Infórium de Tecnologia tem pesquisa aprovada pela IBM para uso do World Community Grid

O World Community Grid é um projeto apoiado filantropicamente pela IBM e tem como objetivo a utilização de um grid mundial de computadores para ajudar no processamento de dados de pesquisas diversas. Atualmente, estão sendo realizadas, simultaneamente, pesquisas para avanços no tratamento e cura de doenças como Câncer, AIDS, Distrofia Muscular, Dengue, entre outras.

A partir do acordo firmado com a IBM, a Infórium, além de envolver sua comunidade acadêmica no WCG, aderindo seus computadores ao projeto, também utilizará os recursos do grid para a realização de uma pesquisa para investigar potenciais drogas para serem usadas no tratamento da Schistosoma Mansoni.

A pesquisa tem como objetivo utilizar a Bioinformática para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da Schistosomose Mansonica, a partir da construção de modelos virtuais de proteínas e da seleção de moléculas candidatas a fármacos que combatam a doença. Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com a FIOCRUZ Minas.

Qualquer pessoa pode aderir seu computador ao WCG e colaborar com essa e com as demais pesquisas. Para tanto, deve-se acessar o site do grid (www.worldcommunitygrid.org), efetuar o download do programa e instalá-lo no computador. Nos seus períodos ociosos, a máquina recebe e processa dados das pesquisas, retornando os resultados ao servidor. No site do WCG, o participante tem acesso a relatórios sobre como sua participação tem colaborado para cada pesquisa.

De acordo com Ruth Harada, os jovens estudantes são os que mais se entusiasmam com a possibilidade de colaborar com um projeto tão amplo. “O conceito é muito bacana. Sempre que falamos, as pessoas se entusiasmam”.

Para Bruno Rondinella, o caráter inovador do WCG consiste em utilizar a estrutura do grid, que não é nova, em escala mundial para contribuir com pesquisas que busquem o bem da humanidade, reduzindo de anos para meses o seu tempo de execução. Com a redução do tempo de cada pesquisa, mais pesquisas podem ser beneficiadas com os recursos do grid.

A Infórium é a primeira instituição de educação do Brasil a se tornar parceira da IBM no WCG e, para ter seu projeto de pesquisa aprovado, a faculdade passou por um rígido processo de seleção. De acordo com Ruth Harada, os principais critérios analisados pela IBM na escolha de pesquisas para o Grid são: a possibilidade de fazer bem para a humanidade; a geração de dados que possam servir a outras pesquisas e pesquisadores; e a potencialidade para instigar o voluntariado, a partir do envolvimento de indivíduos, empresas e universidades em um trabalho colaborativo.

O acordo foi assinado em reunião neste mês de julho, com participação de, representando a IBM: Ruth Harada, Executiva de Cidadania Corporativa; e Bruno Rondinella, Gerente de Projeto de Cidadania Corporativa. Pela Infórium, estavam presentes: Professor Lácio César Gomes da Silva, Diretor Acadêmico; Professor Maurício Diniz, Diretor Geral; Professora Rosângela Silqueira Hickson, Coordenadora de Pesquisa; e Paulo Linhares, Gestor de Tecnologia da SOEBRAS.


Mais informações, nos sites do Projeto Schistosoma Mansoni e do World Community Grid.

 

(Por: Assessoria Faculdade Infórium)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: