dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Panorama sobre ambiente da sala de aula

Pesquisa de marketing de serviços revela dados surpreendentes sobre como educadores devem resgatar seu valor no ambiente da sala de aula.


Desenvolvida pelo professor e aluno do curso de MBA em Gestão Estratégica de Marketing da UNA, Alexandre Gobbo [foto], sob a supervisão do professor Fabrício Ziviani, a pesquisa “O professor Inesquecível: descobrindo um diferencial competitivo para o educador” abre uma discussão sobre formas do educador resgatar seu valor no ambiente da sala de aula a partir do olhar do marketing de serviços.

Segundo o pesquisador Alexandre Goboo, a docência é uma das áreas profissionais que se encontra no grupo das profissões que resistem, com bravura, buscando desesperadamente um reposicionamento, uma forma de se atualizar diante deste novo universo, correndo risco de definhar e perder, paulatinamente, seu valor e sua funcionabilidade.

Alexandre explica que as mudanças nas relações interpessoais estão provocando enormes lacunas no serviço prestado pelas escolas. Conflitos decorrentes de novos comportamentos com regras e procedimentos já antiquados e que colocam em cheque o reconhecimento da autoridade da Instituição Educacional. “Como professor, reconheço este sentimento angustiante de forma intensa e conflitante, daí tive a ideia de desenvolver essa pesquisa durante a minha conclusão do curso de MBA em Gestão Estratégica de Marketing da UNA, onde foquei a discussão sobre formas do educador resgatar seu valor no ambiente da sala de aula a partir do olhar do marketing de serviços.”

De acordo com o autor da pesquisa, o estudo reconheceu os pontos fortes que permitiram a alguns professores se tornarem “top of mind” de seus alunos, revelando mudanças significativas nas características dos professores por diferentes faixas etárias.

Foram estudadas as faixas etárias entre 15 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 49 anos e pessoas acima de 50 anos.

Após a comparação dos resultados, o pesquisador encontrou um padrão recorrente de características significativas e básicas de um professor inesquecível: bom astral; entra em sala de bom humor e cumprimenta os alunos; exigente e organizado; respeita os alunos, dando atenção quando um aluno pergunta algo ou quer expressar sua opinião; educado, chama a atenção dos alunos sem humilhar e gritar.

“Também é importante citar as particularidades destacadas por faixa etária. As características representativas dos professores inesquecíveis dos alunos acima de 50 anos são: procurava ensinar também sobre a vida, dando bons exemplos e conselhos; organizava a sala antes de começar a aula e a matéria no quadro. Era organizado.

Já as características representativas dos professores inesquecíveis dos alunos de 30 a 49 anos são: procurava também ensinar sobre a vida, dando bons exemplos e conselhos; utilizava recursos variados para ensinar a matéria e explicava a matéria dando bons exemplos de como as coisas aconteciam.

Características representativas dos professores inesquecíveis, no segmento dos alunos de 25 a 29 anos: explicava o conteúdo relacionando-os com temas da atualidade; ministrava a aula fazendo perguntas; decidido, demonstrava afetividade, expressando o gosto pela turma; aceitava e procurava compreender o jeito de cada aluno; falava com firmeza e deixava claro que tinha autoridade, “punha moral”.

E por último, as características representativas dos professores inesquecíveis dos alunos de 15 a 24 anos foram: quando as aulas ficavam monótonas; utilizava algum recurso para prender a atenção; bonito; não permitia que os alunos conversassem durante as aulas; aceitava e procurava compreender o jeito de cada aluno; falava com firmeza e deixava claro que tinha autoridade; “punha moral”, revela.

Por meio dessa pesquisa, foi possível concluir que na busca de diferenciais, o desafio do professor é transformar seus serviços intangíveis em benefícios concretos, saindo da comodities e agregando evidências e imagens concretas ao seu trabalho abstrato, criando uma sólida imagem pessoal e profissional, desenvolvendo seus talentos individuais que o ajudem a lidar de forma mais tranquila e satisfatória com os conflitos de sala de aula, resgatem o respeito, elevem sua auto-estima e os transformem em professores inesquecíveis.

(Por: Assessoria de Imprensa da UNA – Flávia Presoti)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: