dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Melhores Faculdades de Agronomia em MG

Agronomia é o ramo de atividade que utiliza técnicas com o objetivo de melhorar a qualidade e a produtividade em lavouras, rebanhos ou produtos agroindustriais, desde o plantio ou criação de animais até a comercialização da produção.

O Agrônomo é o profissional capacitado a lidar com os recursos naturais para a produção agropecuária, pesquisa,  transformação, comercialização, assistência técnica e gerenciamento dos setores da cadeia produtiva agroindustrial.

O mercado de trabalho é vasto, principalmente pela amplitude de sua formação e à extensão do território agrícola no país. Pode trabalhar diretamente na produção rural, nos setores públicos ou privados ligados aos produtos agropecuários, no setor sucroalcooleiro (voltado à produção de açúcar e álcool), na produção e venda de insumos e orientação técnica ao produtor rural.

O curso bacharelado em Agronomia possui duração média de cinco anos. Na faculdade, o aluno tem matérias como Biologia, Matemática, Topografia e Estradas, Química, Estatística, Meteorologia e Climatologia, Genética, Construções Rurais e Sociologia Rural.

Geralmente uma parte da carga horária do curso é destinada a aulas práticas em laboratórios, sendo obrigatório o estágio e a produção de TCC.

Para quem decidiu optar por essa carreira, o Minas Vestibular selecionou as melhores faculdades de Agronomia de Minas Gerais, segundo o Enade, avaliação do Ministério da Educação (MEC):

 

UFLA – Universidade Federal de Lavras

O curso Bacharel em Agronomia da UFLA é ministrado na modalidade presencial em turno integral com duração de 10 semestres (5 anos). São ofertadas 100 vagas por semestre.

O aluno participa de atividades teóricas e práticas no campo e em laboratórios, permanecendo em contato direto e constante com o universo das ciências agrárias.

Desempenho no Enade: nota 5  (nota máxima)

Site: www.ufla.br

 

UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 

O curso teve início em 2002 e é oferecido na modalidade bacharelado no campus de Diamantina. Possui duração de cinco anos e são ofertadas 25 vagas por semestre em turno diurno.

O plano de trabalho está ligado à produção de alimentos de origem vegetal ou animal. O aluno é orientado para a produção, conservação, transformação e inserção do alimento no mercado agrícola.

Desempenho no Enade: nota 5  (nota máxima)

Site: www.ufvjm.edu.br

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

 

UFV – Universidade Federal de Viçosa

O curso bacharelado em Agronomia da UFV é ministrado em período integral com duração de cinco anos. A forma de ingresso é anual e são ofertadas 45 vagas.

Tem como diferencial a adição de disciplinas voltadas à ornamentação de parques e jardins e a culturas de soja, feijão, frutas e hortaliças em sua grade. Os alunos contam com laboratórios equipados e aulas práticas de campo, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com os professores.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.ufv.br

 

UFU – Universidade Federal de Uberlândia

Criado em 1986, o curso de graduação em Agronomia da UFU é oferecido no campus Umuarama (Uberlândia) e no campus Monte Carmelo com duração de cinco anos em período integral. São ofertadas 40 vagas por semestre.

Os eixos temáticos do curso estão divididos em: Produção Vegetal, Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Manejo Ambiental, Economia e Administração Agroindustrial, Engenharia Rural e Biotecnologia.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.ufu.br

 

UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros

Implementado no Campus de Janaúba desde 1996, o curso Bacharelado em Agronomia tem duração de 10 semestres (5 anos). O ingresso é semestral e são ofertadas 20 vagas por meio do Processo Seletivo Tradicional e 08 vagas pelo Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior.

A UNIMONTES possui uma estrutura com laboratórios de aulas práticas nas áreas básicas e profissionalizantes e um Fazenda Experimental, a 15 Km do Campus de Janaúba.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.unimontes.br

 

UNIFENAS – Universidade José do Rosário Vellano

Reconhecido pelo MEC em 1992, o curso de Agronomia  é oferecido no campus Alfenas em período integral com duração de quatro anos (8 semestres).

A formação do Engenheiro Agronômo da UNIFENAS envolve as áreas de manejo, conservação e adubação de solos, engenharia rural, topografia, zootecnia, ecologia, gestão ambiental, defesa sanitária vegetal, alimentos, controle de qualidade, irrigação e drenagem, construções rurais, parques e jardins, nutrição animal, biotecnologia e agronegócios.

O campus possui laboratórios básicos e especializados na área de Agronomia.

Desempenho no Enade: nota 4

Site: www.unifenas.br

Acompanhe o Minas Vestibular e fique por dentro dos cursos e melhores faculdades de MG.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: