dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Hora de fazer a lição de casa

Muitas pessoas ainda acreditam que existem certos "segredos" entre as pessoas que enriquecem, que não podem ser compartilhados com aqueles que sonham em deixar para trás uma vida de dificuldades financeiras. O enriquecimento, porém, não depende de nenhum segredo, pois as informações necessárias para isso são fartas, disponíveis e acessíveis.

Se é fato que qualquer jovem que optar por um plano de previdência privada precisa poupar algo da ordem de R$ 100 mensais para aposentar-se com um padrão de vida confortabilíssimo, isso não pode ser encarado como um segredo, mas sim como uma informação. Existe, na verdade, uma regra básica que é seguida por todos aqueles que prosperam, que é gastar menos do que se ganha e investir com qualidade a diferença.

Quanto melhor nos planejarmos para gastar com qualidade, garantir sobras e investir com inteligência, mais rápido enriqueceremos. No Brasil, há pessoas que fazem verdadeiros milagres com quantias ínfimas.

Essas pessoas simplesmente seguem a regra que propus. Não fazem nada além do coerente: gastar o que têm, e não contar com o que ainda não ganharam. Quem age assim inevitavelmente vê seu padrão de vida aumentar a cada mês de trabalho.

Aqueles que não conseguem prosperar têm, na verdade, duas grandes barreiras a superar. A primeira é a da falta de educação financeira nas escolas, que só pode ser superada com a conscientização da sociedade. É essa conscientização que vem criando um saudável debate na mídia, nas associações, igrejas e empresas. A segunda barreira é a da falta de exemplos a seguir. A geração anterior perdeu muito dinheiro por confiar em instituições financeiras e previdência e, traumatizada, não incentiva que seus filhos acreditem na estabilidade da economia e das instituições.

Além disso, são raros os exemplos de sucesso financeiro nas famílias, justamente em razão do fracasso dessa geração após confiar em instituições que eram frágeis. Os jovens de hoje não conseguem se inspirar em exemplos próximos, pois eles simplesmente não existem.

Provavelmente, a atual geração está construindo não só mais riqueza, mas também mais referências para que as próximas gerações continuem prosperando. Para começar, essa nova geração precisa se conscientizar de que o primeiro milhão não se ganha, mas sim se constrói. É preciso estipular metas (ou seja, fazer contas), traçar planos para atingi-las e regularmente aperfeiçoar nossos planos com os novos conhecimentos que adquirimos.

A idéia é simples, mas o fato de ter que contar com o tempo faz muita gente desistir, infelizmente. Mas o pequeno investidor brasileiro pode aumentar sua capacidade de ganho, dedicando-se aos investimentos com envolvimento e pesquisa. Não adianta investir em algo que você não goste de estudar, pois só com interesse é que nos aprofundamos em leituras, eventos e cursos. Com o interesse, vem o amadurecimento e o aprendizado. Por isso, o pequeno investidor deve experimentar diferentes tipos de investimentos para descobrir com qual deles se dá melhor.

Com a recente crise nos mercados financeiros, o pequeno investidor voltou a entender o que é risco. Se ele não esquecer a lição e considerar que diversas crises desse tipo acontecerão nos próximos anos, estará cada vez mais propenso a aguardar as crises com a expectativa de concentrar investimentos na baixa de preços. Porém, se ele se revoltar contra as perdas e deixar de concentrar esforços nessa fase, só voltará a lembrar que a renda variável é um bom investimento quando surgirem as manchetes de jornais comentando o sucesso dos que enriqueceram rápido – lá na frente, enquanto os outros estiverem festejando, entrar na bolsa certamente será um mau negócio. Portanto, a hora de fazer a lição de casa é agora.

_________________________________________________________________
Escrito por Gustavo Cerbasi - www.administradores.com.br - publicação autorizada

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: