dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Educação, sempre em discussão...

Uma das palavras mais usadas nos dias de hoje é educação. A maioria das pessoas relaciona imediatamente a palavra educação com escola, como se ela fosse a única e a principal provedora de educação. Muitas famílias, inclusive, delegam à escola tal tarefa, se eximindo totalmente de qualquer compromisso.
 
Nas esferas do poder público, esse empobrecimento do conceito de educação também é sentido. O ministério e as secretarias de educação se preocupam, quase que exclusivamente, com as escolas, exames e provões.
 
Quando se fala em educação, devemos ampliar o nosso conceito para uma realidade que envolve o ser humano como um todo, não se restringindo apenas aos conhecimentos e formação adquiridos numa escola. Analisando a realidade brasileira, vemos que as pessoas têm uma vida escolar bastante curta e que existe uma evasão muito significativa. O número de anos que as pessoas passam dentro da escola compreende uma parte muito pequena de sua existência.
 
Como entender então o conceito de educação? Educação deve ser entendida como um processo, algo que tem um início e nunca termina, e que envolve o ser humano como um todo: físico, intelectual, emotivo, psicológico, social, religioso etc. Quando se fala em educar, devemos pensar em educar o homem em todos os seus aspectos, senão corremos o risco de formarmos pessoas desequilibradas.
 
Todos conhecemos pessoas que nunca pisaram numa escola e são muito educadas, têm um relacionamento humano muito rico e são construtivas na sociedade. Entretanto, existem pessoas que possuem mestrado e pós-doutorado e não tratam os outros com respeito.
 
Extrapolando os limites da escola, que é um período determinado para a maioria das pessoas, a educação vai muito além no aspecto temporal e de competência. Quando saímos da escola, precisamos continuar o nosso processo educativo, a realidade muda, nós mudamos. Quantas pessoas passam por situações que transformam totalmente sua vida e precisam reaprender a viver? Podemos exemplificar com um caso bastante comum, como a perda do pai que sustenta a família e dá um padrão de conforto e bem-estar que cessam com sua morte. A partir daí, todos têm de reaprender a viver com outros padrões, que vão desde a alimentação, vestuário, casa onde moram até a perda de coisas consideradas essenciais como planos de saúde, escola e outras.
 
Hoje, os meios de comunicação, como a Internet, nos colocam em contato imediato com o mundo todo, com culturas radicalmente diferentes das nossas, com fatos no exato momento em que estão acontecendo. Isso nos impõe uma adaptação à realidade, o que exige um aprendizado.
 
A convivência contínua com os outros nos leva a avaliarmos a nossa educação. Pais precisam estar sempre preparados para acompanhar seus filhos nas diversas fases de sua vida, e isso requer leitura, estudo, troca de experiências. Todos precisamos estar sempre atualizados para podermos acompanhar o desenvolvimento da sociedade, as mudanças de paradigmas, as transformações culturais etc. As pessoas precisam ser educadas para assumir cada momento de sua vida como momentos especiais e únicos. A educação é para toda a vida.
 
_________________________________________________________
 Por: Milton Maia (Profissão Mestre / outubro de 2006)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: