dcsimg
Contato Anuncie


Busca: Buscar

Newsletter

Assine e receba informações atualizadas no seu e-mail:

Cadastrar

Vestibular em

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Página inicial : artigos

Coluni da UFV: 1º lugar no Enem 2009

 

Inep aponta Coluni como melhor escola pública do país. Para Diretora (foto), "[...] o colégio não se preocupa em preparar os alunos para o Enem ou vestibular, mas sim formá-los como cidadãos. [...]"


Três vezes o melhor do país nos últimos quatro anos. Esse foi o resultado conquistado pelo Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dados, divulgados esta semana(19/07) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), tornam o Coluni, pelo segundo ano consecutivo, a escola pública mais bem classificada em todo o Brasil.

Segundo o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Coluni alcançou também a sétima posição no ranking geral, que inclui escolas das redes pública e particular, com 734,66 pontos. Não é de hoje, porém, que a colocação alcançada pelos estudantes do Coluni se destaca no cenário nacional: os dados divulgados em 2007, referentes ao Enem 2006, indicam liderança no ranking das instituições de ensino médio mantidas pelo governo. No ano seguinte, o Colégio de Aplicação da UFV se manteve entre os melhores: ficou em segundo lugar no conjunto das escolas públicas e nono geral. Já em 2008, conforme o resultado veiculado ano passado, o Coluni novamente chegou ao topo da lista entre colégios estatais e ficou em terceiro no cômputo geral.

O reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, avalia que esse resultado é a demonstração de que as escolas públicas podem funcionar e prestar um grande serviço. Para ele, “uma escola pública de qualidade se faz com um bom projeto pedagógico, infraestrutura e pessoas”.

A diretora do Coluni, professora Eunice Bittencourt Bohnenberger, afirma que o colégio não se preocupa em preparar os alunos para o Enem ou vestibular, mas sim formá-los como cidadãos, assim a boa classificação é apenas uma consequência de um conteúdo programático que prioriza o raciocínio lógico, entendimento dos conceitos, conciliação de teoria com a prática e interdisciplinaridade. A professora ainda atribui o sucesso ao fato do Coluni localizar-se no campus universitário, ter professores capacitados, infraestrutura disponível, além do nível dos estudantes que são selecionados em um exame concorrido que acaba gerando turmas de ensino médio homogêneas.

O Coluni

O Coluni foi criado em 26 de março de 1965. Com o passar dos anos, tornou-se referência de um ensino de qualidade e mantém a tradição de ser o melhor colégio de Minas Gerais, sendo considerado um paradigma para as escolas do sistema oficial e particular. Exemplos da excelência do trabalho realizado são as participações vitoriosas de seus estudantes em eventos nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a elevado índice de aprovação em exames vestibulares nas melhores instituições de ensino do Brasil.

Como informa a professora Eunice, o Colégio conta com professores habilitados, que trabalham em regime de dedicação exclusiva, o que permite maior atendimento às dificuldades individuais dos alunos. A procura do aprimoramento de seus métodos e suas técnicas de ensino permite uma aprendizagem efetiva e capacita os alunos para a aplicação dos conhecimentos em situações novas, evitando a simples memorização de conteúdos.

O Coluni destaca-se, também, por ser uma comunidade escolar aberta ao diálogo, em que os alunos participam ativamente de todo o processo educacional, condição imprescindível para o desenvolvimento de sua personalidade.

Para suas atividades de ensino o Coluni dispõe de modernas instalações no campus da UFV. Além de salas de aula, conta com salas de projeção, laboratórios de química, física, biologia e humanidades, bem como de informática, que possibilita acesso a uma rede de computadores.

Além do Enem, os alunos do Coluni estão entre os mais bem classificados nos principais vestibulares do país. Este ano o índice de aprovação nas instituições federais foi de 92%. Essa vitória é comprovada pelo primeiro lugar geral do Vestibular UFV 2010, com 100% de pontuação, de André Luiz de Souza Marques. Ele passou no curso de Engenharia Química da UFV e em mais três universidades públicas: a Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de São Carlos (UFSCar) e Estadual de Campinas (Unicamp). Outro destaque é o estudante Alcimar de Melo Rosa, que, ficou em 1º lugar em Medicina na UFMG.

(Por: Kátia Fraga - Coordenadora de Comunicação Social UFV)

Deixe seu comentário:

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Busca de cursos



Busca de faculdades



Quem somos

Contato

Anuncie

Faculdades

Cursos

Agenda

Notícias

Artigos

Dicas

Gabaritos

Resultados

Provas

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: